Artes Visuais / Cidade

Escritora Clarice Lispector ganha painel grafitado no Centro Histórico

A homenagem, que será realizada no dia 10 de dezembro, comemora o centenário da escritora (1920-1977)

Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil
Estátua da escritora Clarice Lispector e seu cão Ulisses, na pedra do Leme, no Rio de Janeiro
Estátua da escritora Clarice Lispector e seu cão Ulisses, na pedra do Leme, no Rio de Janeiro
Foto Divulgação

A obra integra o projeto CLARICES, assinada pelo ME Ateliê de Fotografia, Santo Antônio Além do Carmo—Ladeira do Boqueirão, nº 6

A escritora e jornalista Clarice Lispector (1920-1977) será homenageada em terras baianas no próximo dia 10 de dezembro, quinta-feira, a partir das 10h, na Ladeira do Boqueirão – Centro Histórico de Salvador.

A homenagem irá reunir os artistas de grafite Raphael Ribeiro (Tipografite Studio), o artista plástico Oliver Dórea e o fotógrafo Mário Edson para a concepção ao vivo de um painel grafitado, em tributo à escritora.

A obra integra o projeto CLARICES, assinada pelo ME Ateliê de Fotografia, Santo Antônio Além do Carmo—Ladeira do Boqueirão, nº 6. 

Para homenagear a comemoração do centenário da escritora, o público poderá acompanhar de perto a construção do painel em grafite e a performance artística de Iêda Dias, em “Fragmentos de uma Solidão”.

Abrindo o calendário artístico de dezembro, a ação oferece arte, cultura e história de maneira gratuita à população soteropolitana. A assinatura do evento é do fotógrafo, artista plástico e curador Mário Edson, responsável por reunir mais de 50 artistas e suas obras nacionais e internacionais no Centro Histórico.

Para construção do muro, o painel terá a rubrica exclusiva de Raphael Ribeiro—artista conhecido da cena baiana pela obra “Glória a ti neste dia de glória”, feita na Avenida Jequitaia, Calçada (Cidade Baixa), revitalizada em 2020 a pedido pessoal da bilionária Luiza Trajano. 

A frente do “Tipografite Studio”—estúdio de tattoo, escritório e galeria de arte, Raphael é conhecido pelo conceito artístico voltado à caligrafia, criações tipográficas e lettering.

Através de movimentos, adaptações e construções das letras, o artista propõe obras com estética original, utilizando o significado do termo “caligrafia” (beleza + escrita) como premissa básica no desenvolvimento de suas obras.

O evento contará também com a presença do artista plástico e professor de arte Oliver Dórea. O baiano iniciou suas atividades ainda criança, fazendo sua primeira exposição artística aos 10 anos de idade—intitulada “Filho de Peixe, Peixinho É”. 

 

ANOTE

O quê: Grafitagem com Raphael Ribeiro (Tipografite) e Oliver Dórea.

Onde: ME Ateliê da Fotografia, Santo Antônio Além do Carmo—Ladeira do Boqueirão, nº 6

Quando: 10 de dezembro, quinta-feira.

Horário: a partir das 10h; 

Gratuito