Música

Eventos artísticos estão na programação do "UNIDAS: Mulheres em Diálogos"

Shows de Preta Rara e Brisa Flow, vernissage da exposição ?Atenção para o refrão? e lançamento de livro de Jade Maria Zimbra terão transmissão ao vivo

O evento internacional “UNIDAS: Mulheres em Diálogos”, que acontece de 25 a 28 de novembro, tendo Salvador e Berlim como cidades-sedes, também terá programação artística. Enquanto 40 mulheres, das mais diversas trajetórias, representatividades e origens, participam de palestras, debates e grupos de trabalho no Brasil, shows, exposição e lançamento de livro complementam o engajamento em causas da mulheridade. Todas as atividades terão transmissão ao vivo no canal de YouTube do Goethe-Institut Salvador-Bahia, que abrigará as ações: www.youtube.com/goethebahia.

Logo na data de abertura (25), às 19h, é momento de confraternização e arte, com shows da rapper Preta Rara e da artista ameríndia Brisa Flow, numa empoderada live musical, dentro do projeto TOCA!. Preta Rara iniciou sua carreira no rap em 2006, no extinto grupo feminino Tarja-Preta, em Santos (SP), pelo qual ganhou diversos prêmios e onde permaneceu por sete anos. Além de rapper, ela é historiadora, escritora e ativista. Trabalhou durante sete anos como doméstica e, em 2016, lançou a página “Eu, Empregada Doméstica”, no Facebook, tornando-se porta-voz dessas trabalhadoras. Em 2017, idealizou e apresentou a websérie “Nossa Voz Ecoa”, entrevistando grandes personalidades negras. Brisa Flow é cantora, compositora, escritora e pesquisadora. Constrói arte a partir da vivência de seu corpo no mundo, criando caminhos que desprendem das amarras da colonialidade. Sua música é um encontro com as energias da terra, do fogo e da água.

Na sexta-feira (27), às 19h30, acontece a vernissage da exposição “Atenção para o refrão”, que toma de empréstimo este verso da música “Divino, maravilhoso” (1968) – composição de Gilberto Gil e Caetano Veloso, imortalizada na voz da cantora Gal Costa –, que serve como uma espécie de anúncio ao que vem em seguida: é preciso manter a atenção e a força para sobreviver às durezas das violências e da morte. Com curadoria de Tiago Sant’Ana, a mostra reúne obras de atuais residentes do Programa de Residência Artística Vila Sul do Goethe-Institut Salvador-Bahia – a multiartista Jade Maria Zimbra, a artista visual Juliana dos Santos e a artista visual e educadora social Kika Carvalho – e de Aline Baiana, Aline Brune, Aline Motta, Djanira da Motta e Silva, Lenora de Barros, Marcela Cantuária e Yêdamaria. A proposta é que os trabalhos expostos sejam, cada um, um próprio refrão, uma mensagem que chegue o mais aguda possível, reproduzida em diferentes tons de vozes e realidades.

O passeio pela exposição em transmissão online será conduzido pela conectora urbana, grafiteira e produtora Sista Katia, que também vai entrevistar as artistas presentes. Enquanto tudo se desenrola, a DJ Nai Sena faz o som para as participantes no local e para os internautas.

Ainda dentro da vernissage, Jade Maria Zimbra lança o seu livro “Antídotos de uma Maria envenenada” (Duna Editora), com ilustrações dela própria e de Agatha Zimbra. A obra aborda a medicina da travesti macumbeira que, conduzida pela serpente, se reconhece envenenada. A partir da própria língua, produz as palavras que curam a memória e, bebendo da taça encantada, encontra no véu da noite conjuros para bendizer as maldições.

Realizado pela UNIDAS – Rede de Mulheres entre a Alemanha, América Latina e Caribe, pelo Goethe-Institut e pelo Ministério Alemão das Relações Exteriores, que patrocina o projeto através do seu ministro Heiko Maas, e com apoio da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia (SPM-BA), o encontro “UNIDAS: Mulheres em Diálogos” se dispõe a dar substância aos propósitos da rede UNIDAS, lançada em abril de 2019, também em Salvador, e consolidada em maio daquele ano, na Alemanha, com objetivo de criar parcerias entre este país e os da América Latina e do Caribe, com foco na igualdade de gênero e no desenvolvimento de estratégias para promoção de sociedades mais estáveis e seguras.

O grupo pretende fortalecer o envolvimento e a liderança das mulheres na sociedade, na política, na área de negócios e na ciência, além de fomentar um intercâmbio de aprendizado e colaboração mútuos entre estas regiões, onde movimentos pelos direitos das mulheres vêm sendo sistematicamente apoiados.

GOETHE-INSTITUT SALVADOR-BAHIA – Instituto cultural da República Federal da Alemanha, o Goethe-Institut, fundado em 1951, se dedica a fomentar o diálogo entre culturas e é a maior instituição de ensino de alemão no mundo. Atualmente, dispõe de uma rede de 159 unidades em 98 países de todos os continentes.

A unidade do Goethe-Institut Salvador-Bahia foi criada em 1962 e, desde então, promove a aprendizagem da língua alemã, divulga uma imagem abrangente da Alemanha e realiza colaborações locais, nacionais e internacionais na área da cultura, com numerosos parceiros públicos e privados. É um espaço disposto ao exercício artístico-cultural, realizando ações próprias e oferecendo suporte a iniciativas de variadas espécies.

Dispõe de teatro, foyer, galerias, biblioteca, ateliês, estúdios, salas de aulas, praças, pátio e café. Após mais de meio século de atividades contínuas na cidade, iniciou, em 2016, o Programa de Residência Artística Vila Sul, com a proposta de fortalecer interlocuções entre o Brasil e demais países do hemisfério Sul a partir do acolhimento de artistas e agentes culturais de diversas áreas, linguagens e origens. Noventa e oito residentes já experimentaram esta oportunidade.