Cinema

Confira os filmes da 7ª MOSFILM de Cinema Soviético e Russo

E celebra o centenário de Serguei Bondarchuk e os 75 anos da vitória na Segunda Guerra Mundial

A 7ª MOSTRA MOSFILM DE CINEMA SOVIÉTICO E RUSSO vai exibir 13 longas-metragens em 30 sessões. Cada sessão permanecerá por seis horas no ar, a partir do horário indicado na grade de programação. As sinopses e fichas dos filmes estão no material de imprensa. Dos 13 títulos selecionados, nove foram restaurados pelo próprio Estúdio Mosfilm entre 2010 e 2020.

O Destino de um Homem (1959), filme de estreia de Serguei Bondarchuk na direção, adaptação do romance de Mikhail Sholokhov, que ganharia o Nobel de Literatura em 1965, abre a Mostra na quinta-feira, 03 de dezembro. O centenário de nascimento de Bondarchuck, que também teve expressiva carreira como ator, roteirista e produtor, completou-se em 25 de setembro. A segunda sessão da noite de abertura será do longa O Sol Branco do Deserto (Vladimir Motyl, 1969), produção do Mosfilm com a Dino de Laurentiis Cinematografica, parceria que rendeu vários outros filmes e só foi possível graças à aproximação de Bondarchuk com o produtor italiano.O filme levou 36 milhões de espectadores aos cinemas, quando lançado comercialmente.

No ano das comemorações de 75 anos da vitória na Segunda Guerra Mundial, além do longa de Bondarchuk, mais dois filmes da programação tem como tema o conflito: Neve Ardente (1972), de Gavril Eguiazarov, e A Infância de Ivan (1962), estreia de Andrei Tarkovsky na direção, e vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza.

Karen Shakhnazarov, diretor geral do Mosfilm, marca presença na programação com seu segundo longa, Nós Somos do Jazz, de 1983. Entre os destaques também estão A Carta que Não Foi Enviada (Mikhail Kalatozov, 1959), restaurado em 2020, e Moscou Não Acredita em Lágrimas (Vladimir Menshov, 1979), Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1981.

Completam a programação: o épico silencioso Tempestade Sobre a Ásia (1928), de Vsevolod Pudovkin; o musical Tanya (1940), de Grigori Aleksandrov; Ivan Vassilevich Muda de Profissão (1973), mais uma comédia campeã de bilheterias de Leonid Gayday; As Garotas (1961), de Yury Chulyukin; Nove Dias em um Ano (1961) de Mikhail Romm, e o drama Ela (2013), de Larissa Sadilova.

A 7ª MOSTRA MOSFILM DE CINEMA SOVIÉTICO E RUSSO é uma realização do Centro Popular de Cultura da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo (CPC-UMES), que distribui e comercializa no Brasil, em DVD e Blu-Ray, Streaming, TV e Cinema os filmes produzidos pelo Mosfilm. O evento tem o apoio da Agência de Assuntos da Comunidade dos Estados Independentes da Federação da Rússia (Rossotrudnichestvo), da Embaixada da Federação da Rússia na República Federativa do Brasil, da Sputnik Cultural e Associação Cultural Grupo Volga de Folclore Russo.


7ª MOSTRA MOSFILM DE CINEMA SOVIÉTICO E RUSSO
03 a 13 de dezembro, quinta-feira a domingo

*Exibições pelo canal CPC-UMES Filmes no Youtube: https://bit.ly/CPCUMESFilmes
*Cada sessão permanecerá por seis horas no ar a partir do horário de início especificado.
*Todas as exibições são gratuitas

03/dez Quinta-Feira
20h: O Destino de Um Homem
22h: O Sol Branco do Deserto

04/dez Sexta-Feira
19h: Neve Ardente
21h: A Infância de Ivan

05/dez Sábado
16h: Tempestade Sobre a Ásia
18h: O Sol Branco do Deserto
20h: Tanya
22h: Ivan Vassilevich Muda de Profissão

06/dez Domingo
15h: As Garotas
17h: Nove Dias em Um Ano
19h: A Carta Que Não Foi Enviada
21h: Moscou Não Acredita em Lágrimas

07/dez Segunda-Feira
19h: Nós Somos do Jazz
21h: Ela

08/dez Terça-Feira
19h: O Destino de Um Homem
21h: O Sol Branco do Deserto

09/dez Quarta-Feira
19h: A Infância de Ivan
21h: As Garotas

10/dez Quinta-Feira
19h: A Carta que Não Foi Enviada
21h: Ivan Vassilevich Muda de Profissão

11/dez Sexta-Feira
19h: Moscou Não Acredita em Lágrimas
21h: Nove dias em Um Ano

12/dez Sábado
16h: Tanya
18h: Neve Ardente
20h: Nós Somos do Jazz
22h: A Infância de Ivan

13/dez Domingo
15h: Ela
17h: Tempestade Sobre a Ásia
19h: A Carta Que Não Foi Enviada
21h: O Destino de Um Homem

Sobre o Mosfilm

Em 30 de janeiro de 1924, com a estreia do longa-metragem Nas Asas, de Boris Mikhin, surgia o Mosfilm, um dos mais antigos e pioneiros estúdios de cinema do mundo.

Durante seus 95 anos de existência foram produzidos nos estúdios Mosfilm mais de 2.500 longas-metragens, de inúmeros diretores que contribuíram para a criação da história do cinema mundial, como Serguei Eisenstein, Vsevolod Pudovkin, Ivan Pyriev, Grigori Aleksandrov, Mikhail Romm, Grigori Chukhray, Mikhail Kalatozov, Serguei Bondarchuk, Andrei Tarkovsky, Leonid Gayday, Gleb Panfilov, Karen Shakhnazarov e muitos outros.

Ainda hoje é o maior estúdio da Rússia e um dos maiores da Europa, contando com cidades cenográficas e equipamentos de alta tecnologia que permitem realizar o ciclo de produção do cinema em sua totalidade. O Mosfilm é um órgão público e Karen Shakhnazarov, Diretor Geral do estúdio desde 1998, é também Presidente do Conselho de Cultura da Câmara Pública da Federação Russa.

Sobre a CPC-UMES Filmes

Braço do Centro Popular de Cultura da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo, a distribuidora CPC-UMES Filmes está no mercado nacional de home vídeo desde 2014, com 51 títulos lançados em DVD e Blu-Ray além de uma parceria de lançamento em Blu-Ray com a Versátil Home Vídeo. Com licenciamento direto do Mosfilm, os filmes contemplam clássicos do cinema soviético e russo de diretores como Sergei Eisenstein (O Velho e o Novo, 1929, com codireção de Grigori Aleksandrov; Aleksandr Nevsky, 1938), Andrei Tarkovsky (Solaris, 1972; Stalker, 1979; Andrei Rublev; 1966), Elem Klimov (Vá e Veja, 1985), entre outros.

Além da atuação em home vídeo, a CPC-UMES filmes organiza, desde 2014, a Mostra Mosfilm de Cinema Soviético e Russo, que acontece em São Paulo, com edições em Porto Alegre e Fortaleza. Em 2018, iniciou atividades no circuito comercial de cinemas com o lançamento de Anna Karenina. A História de Vronsky, com ótima receptividade de crítica e público. P lan;camento no Brasil contou com a presença de Karen Shakhnazarov, diretor do filme e do Estúdio Mosfilm.