Artes Visuais

AM Galeria apresenta mostra inédita com Amilcar de Castro, Antonio Bokel e Ricardo Homen

Juntos e em diferentes períodos, os três artistas ressaltam a importância da produção que envolve o genuíno

A partir de 10 de novembro, a AM Galeria exibe em São Paulo a mostra Jogos Atávicos, exposição com curadoria de Ana Carolina Ralston que une produção artística de Amilcar de Castro, Antonio Bokel e Ricardo Homen. Além da exposição física, o público poderá visitar virtualmente, por meio do site da galeria (https://amgaleria.com.br/).

Aclamado principalmente por sua obra escultórica, o artista mineiro Amilcar de Castro (1920 - 2002) era diretor da escola Guinard, em Belo Horizonte, quando seu conterrâneo Ricardo Homen frequentava o espaço. A convivência incentivou Homen a aprofundar seus estudos na forma e na cor, fazendo de sua trajetória um desdobramento da linguagem neoconcreta, que posteriormente o levou a desenvolver suas reconhecíveis pinturas-objeto.

Sem Título, 2020 de Ricardo Homem (foto)

Outro aspecto da obra de Ricardo Homen é a conversa com a tradição da arquitetura popular e a urbanidade periférica, que dialoga com a reflexão sobre o espaço urbano presente na produção de Antonio Bokel. Arqueólogo da cidade, encontra nas texturas e marcas da civilização contemporânea as referências que transpõe em suas criações.

Bokel, assim como Amilcar de Castro, transita por diversos gêneros artísticos, como o desenho, a pintura e a escultura em um jogo de ilusão de ótica. O material rígido se contrapõe à leveza do objetivo que mimetiza. A desconstrução das linhas é produzida pelo spray, que rompe a barreira entre os universos da arte contemporânea.

"O gesto, a forma e a matéria unificam-se aqui, na AM Galeria, para acompanhar três diferentes formas de criar, mas com um objetivo em comum, a de desenvolver uma linguagem tão profunda que retorna a tocar o mais atávico que temos em nós: a simplicidade", reflete a curadora.

O público poderá visitar a mostra mediante agendamento pelo telefone (11 3071-2770 | 11 98181-6888) ou e-mail (escritorio@amgaleria.com.br). A Galeria segue o protocolo orientado pelos órgãos públicos de saúde para prevenir o contágio e disseminação do Covid-19. A AM funciona em horário especial, de segunda a sexta, das 12h às 19h, e aos sábados, das 12h às 14h.
 

Jogos atávicos, com Amilcar de Castro, Antonio Bokel e Ricardo Homen

Local: AM Galeria SP
Curadoria: Ana Carolina Ralston

Período expositivo: até 12 de dezembro de 2020

Local: AM Galeria SP | Rua Itacema, 128, 1º andar - Itaim Bibi São Paulo

Horário: Segunda a sexta, das 12h às 19h, e aos sábados, das 12h às 14h

Agendamento: por telefone 11 3071 2770 | 11 98181 6888 ou e-mail: escritorio@amgaleria.com.br

Entrada: gratuita

Tour Virtual: amgaleria.com.br

https://www.instagram.com/amgaleriadearte/

https://www.facebook.com/amgaleriabh

https://amgaleria.com.br/