Artes Visuais

OMA Galeria lança seu primeiro Edital de Residência Artística

Edital representa oportunidade para a troca de vivências com outros artistas.

Consolidada como um dos principais espaços de arte contemporânea fora do eixo SP-RJ e agora em seu sétimo ano de atividade, a OMA Galeria lança em Novembro seu primeiro edital de residência. Com inscrições abertas para todo o território nacional, exceto residentes das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, o edital selecionará um artista para passar uma temporada gratuita em um ateliê em 2021.

Os programas de residência artística já são tradição no meio, com início por volta dos anos 80 em cidades dos Estados Unidos, Europa e Japão. A participação em uma residência proporciona ao artista o contato com outro ambiente ou cultura e a oportunidade de fazer um intercâmbio de ideias com outros artistas, trazendo novas inspirações e referências para seu trabalho.

Para a galeria, que desde sua fundação vai além da representação de artistas e comercialização de obras de arte, realizando ações para fomentar a produção cultural na região do Grande ABC, o edital é mais uma forma de estimular artistas com carreira em processo de consolidação, proporcionando a convivência e troca de experiências com outras pessoas da região.

Segundo o galerista, Thomaz Pacheco, "A escolha de excluir participantes residentes nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro está de acordo com os objetivos da galeria de valorizar e fomentar artistas que estão fora do eixo principal do circuito de arte".

A residência acontecerá no ateliê Casa Sete, localizado no centro da cidade de São Bernardo. O espaço é uma residência estruturada com ateliês coletivos que são ocupados de forma rotativa, comportando no máximo 7 artistas.

Além da estadia gratuita, o contemplado também terá suas passagens de ida e volta para a residência e um seguro de saúde para o período custeados pela OMA Galeria.

O artista contemplado também terá acompanhamento artístico regular, através de Laboratório de artes visuais promovido pela galeria, com mediação de artistas e outros agentes relevantes no circuito artístico, como curadores, críticos e colecionadores.

As inscrições são gratuitas e estarão abertas entre os dias 10 de Novembro e 29 de Novembro e o resultado será anunciado até o dia 15 de Dezembro. O edital com mais informações, incluindo os documentos necessários e a forma de inscrição estão disponíveis no site oficial da galeria.

Sobre a OMA:??

A OMA Galeria é o primeiro e único espaço privado de artes visuais do ABC. Localizada em São Bernardo do Campo, a galeria está sob os cuidados do galerista Thomaz Pacheco.

Em pouco tempo, o espaço tornou-se referência na região e destaca-se no circuito das artes por seus projetos culturais promovidos pelo OMA Educação e OMA Cultural, e por seu quadro de artistas representados: Andrey Rossi, Bruno Novaes, Daniel Melim, Giovani Caramello, Isis Gasparini, Laerte Ramos, Nario Barbosa, Paulo Nenflidio, Renan Marcondes e Thiago Toes.

Facebook: https://www.facebook.com/omagaleria

Instagram: @omagaleria

Site: https://www.omagaleria.com

Local: OMA Galeria

Inscrições: até10/12/2020

Horário de Funcionamento: Ter. á Sex. 13h às 19h / Sáb. 10h ás 15h. (atualmente fechado ao público por conta da pandemia)

Endereço: Rua Carlos Gomes, 69. Centro. SBC. SP. CEP 09715-130

Telefone: +55 (11) 971 533 107 / +55 (11) 981 790 588

E-mail: comunicacao@omagaleria.com

Valor: gratuito