O Grupo Safilo, líder mundial em design, fabricação e distribuição de óculos, anuncia o primeiro produto de plástico reciclado feito especialmente para The Ocean Cleanup, organização ambiental holandesa sem fins lucrativos que desenvolve tecnologias avançadas para extrair poluição de plástico dos oceanos.
Os óculos de sol da The Ocean Cleanup são fabricados com plástico injetado proveniente da Grande Porção de Lixo do Pacífico (Great Pacific Garbage Patch - GPGP), utilizando um processo inovador de upcycling capaz de incluir tipos de plástico que tradicionalmente eram mais difíceis de reciclar, transformando-os em um material de alta qualidade e seguro .
Disponível em edição limitada, cada par de óculos de sol carregará um QR code exclusivo que conecta diretamente o usuário às informações básicas sobre o produto, o projeto e o local específico de onde a poluição do plástico marinho foi removida. Estima-se que cada par de óculos de sol permita a limpeza de um equivalente a 24 campos de futebol do GPGP e quando cada par do primeiro lote for reivindicado, isso equivalerá a aproximadamente 500.000 campos de futebol de limpeza no GPGP. Os óculos de sol estarão disponíveis exclusivamente no site The Ocean Cleanup, e 100% da receita irá para a continuação da missão de limpeza.
"Estou muito orgulhoso deste novo projeto que desenvolvemos em conjunto com The Ocean Cleanup", comentou Angelo Trocchia, CEO do Grupo Safilo. "Há mais de um ano, Boyan nos ligou e explicou o projeto que tinha em mente, e nos sentimos honrados por fazer parte dessa missão de dar uma segunda vida ao plástico coletado do oceano.
Nossa equipe de design trabalhou duro para combinar nossa longa história de fabricação de óculos com inovações de materiais para garantir a alta qualidade, design e exclusividade deste produto final. Nosso investimento no uso de materiais reciclados está alinhado com nossos esforços contínuos para promover um negócio responsável e é parte do compromisso da Safilo com as Pessoas, Produto e Planeta".
"Estamos felizes por unir forças com a Safilo, uma das maiores empresas globais de óculos, para a criação de nosso primeiro produto feito com o lixo que coletamos na Grande Mancha de Lixo do Pacífico. É importante que façamos parceria com marcas confiáveis, então, estou feliz em vê-los em nossa lista de parceiros mais valiosos ", disse Boyan Slat, fundador e CEO da The Ocean Cleanup.
"A parceria com a Safilo foi crucial para transformar o plástico que retiramos do oceano em produtos úteis e duráveis: esses lindos óculos de sol. Os lucros deste produto ajudarão a financiar nossa missão e esperamos que sirvam como outra forma de aumentar a consciência global da necessidade urgente de remover o plástico de nossos ecossistemas aquáticos. "
Sobre o Safilo Group - O Grupo Safilo é líder mundial no design, fabricação e distribuição de óculos de sol, armações ópticas, óculos esportivos e produtos relacionados. Graças à forte experiência artesanal desde 1878, Safilo traduz seus projetos em produtos de alta qualidade, de acordo com a tradição italiana. Através de uma extensa rede de subsidiárias em 40 países e mais de 50 parceiros de distribuição em mercados-chave na América do Norte e Latina, Europa, África, Oriente Médio, Ásia-Pacífico e China, a Safilo está comprometida com a distribuição de qualidade de seus produtos em quase 100.000 pontos de venda selecionados em todo o mundo.
O portfólio da Safilo inclui suas próprias marcas principais Carrera, Polaroid, Smith, Safilo, Blenders, Privé Revaux e marcas licenciadas Fendi, Banana Republic, BOSS, David Beckham, Elie Saab, Fossil, Givenchy, havaianas, HUGO, Jimmy Choo, Juicy Couture, Kate Spade Nova York, Levi's, Liz Claiborne, Love Moschino, Marc Jacobs., Missoni, M Missoni, Moschino, Pierre Cardin, Rag & Bone, Rebecca Minkoff, Saks Fifth Avenue, Swatch e Tommy Hilfiger.
Listada na Bolsa de Valores da Itália (código ISIN IT0004604762, Bloomberg SFL.IM, Reuters SFLG.MI), em 2019 a Safilo registrou vendas líquidas preliminares de 939 milhões de euros.
Sobre o The Ocean CleanUp - A Ocean Cleanup desenvolve tecnologias avançadas para livrar os oceanos do mundo do plástico. Fundado em 2013 por Boyan Slat, o The Ocean Cleanup agora emprega aproximadamente 95 engenheiros e pesquisadores. A fundação está sediada em Rotterdam, Holanda. Em vez de ir atrás de destroços de plástico com navios e redes - o que levaria muitos milhares de anos e bilhões de dólares para ser concluído - o The Ocean Cleanup planeja implantar uma frota de longas barreiras flutuantes que atuam como um litoral artificial, permitindo os ventos, as ondas, e correntes para capturar e concentrar passivamente o plástico.
Quando estiver totalmente operacional, espera-se que toda a frota de sistemas de coleta passivos remova 50% da Grande Mancha de Lixo do Pacífico a cada cinco anos. Depois de anos conduzindo expedições de reconhecimento, testes de modelo em escala e implantação de protótipos no Mar do Norte, os primeiros sistemas de limpeza do oceano foram implantados na Grande Mancha de Lixo do Pacífico em 2018 e 2019. Assim que a prova da tecnologia for alcançada, a Limpeza do Oceano pode começar a limpeza em grande escala e começar a remover grandes quantidades de plástico oceânico que se acumulam no oceano há décadas.
Em outubro de 2020, The Ocean Cleanup, em estreita cooperação com parceiros da cadeia de valor, pela primeira vez fez um 'círculo completo' e apresentou seu primeiro produto, feito a partir da Grande Mancha de Lixo do Pacífico, com 100% da receita indo para o continuação da limpeza. Complementarmente à sua abordagem para resolver o problema legado do plástico nas manchas de lixo oceânicas, a organização desenvolveu a tecnologia Interceptor ™ para ajudar a evitar que o lixo plástico entre nos oceanos.