Brasil / Nordeste

Previsão é de chuva em quase todo o País no dia das eleições 2020

O ar quente e úmido predomina sobre o Brasil

A previsão do tempo para o Nordeste brasileiro, neste domingo (15 de novembro), é de chuva intensa no sul da Bahia e nas áreas da divisa com Minas Gerais e Goiás. O tempo firme prevalece no interior da região, segundo a Somar Meteorologia.

No Maranhão, ainda há pancadas isoladas de chuva, bem como no litoral leste, entre Rio Grande do Norte e Alagoas. 

A temperatura na região pode variar entre 15 e 36 graus. Os índices de umidade relativa do ar seguem baixos em boa parte do Nordeste. Na maior parte da região a umidade fica em torno de 35%.

O ar quente e úmido predomina sobre o Brasil no fim de semana das eleições 2020. As condições para chuva são altas em quase todo o país, principalmente à tarde e à noite, prevê a Climatempo.

Região Sudeste

O domingo de eleições será com sol, calor e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite na maioria das áreas da Região Sudeste. Algumas pancadas podem ser moderadas a fortes, mas que não duram muito tempo.

No litoral do Rio De Janeiro, incluindo a região metropolitana do Rio de Janeiro, a previsão é um dia abafado, com períodos de sol e muitas nuvens, mas sem chuva. Assim, o eleitor poderá escolher qualquer horário para votar, pois não terá problemas com a chuva.

Na Baixada Santista e litoral norte de São Paulo, o sol predomina e a chance de chuva é pequena no domingo. Na Grande SP, litoral sul e no interior, a previsão é de um dia com sol e calor. No entanto, o eleitor deve ficar atento com as pancadas de chuva que são previstas entre a tarde e a noite, de forma isolada, inclusive na capital paulista.

No Espírito Santo, incluindo a Grande Vitória, e no  Vale do Rio do Doce (MG), o tempo fica instável durante todo o domingo de eleições, com muita nebulosidade e condições para a chuva a qualquer hora.  Mas o ar fica abafado. A chuva pode atrapalhar o deslocamento para os locais de votação e a espera em eventuais filas. Pode chover em todos os períodos e há risco de chuva moderada. 

Na Grande Belo Horizonte, o domingo de eleições será abafado, com períodos de sol, mas com pancadas de chuva com raios a qualquer hora. Isto quer dizer que o eleitor poderá enfrentar transtornos com a chuva, no deslocamento para os locais de votação e na espera em eventuais filas, em todos os períodos do dia. Pode chover com moderada a forte intensidade em alguns momentos.

Região Sul

Na Região Sul, o sol aparece nos três estados e o ar fica abafado. No Rio Grande do Sul, inclusive na capital Porto Alegre, a chuva pode acontecer em vários momentos do dia e há risco para temporal. Em Santa Catarina e no Paraná, incluindo as capital Florianópolis e Curitiba, a chuva acontece principalmente entre a tarde e a noite. A chuva é isolada, mas o eleitor deve se atentar, pois não se descarta chuva moderada a forte em algumas localidades.

Região Centro-Oeste

O domingo das eleições 2020, 15 de novembro, será um dia com muito calor e várias horas com sol forte em todo o Mato Grosso, em Goiás e no Distrito Federal, porém com previsão de pancadas de chuva com raios. A chuva não será generalizada e nem vai se estender por muitas horas, mas pode  cair moderada a forte. O melhor horário para votar, de forma geral, para não ter problema com a chuva é pela manhã.

As capitais Cuiabá e Goiânia também terão sol, calor e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite, com risco de chuva moderada a forte em alguns locais. O melhor horário para votar é até o começo da tarde, para não ter problemas com a chuva. Brasília pode ter chuva a qualquer momento.

Já para Campo Grande e para  praticamente todo o Mato Grosso do Sul a previsão também é sol, calor e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite, podendo chover com moderada a forte em alguns locais. O melhor horário para votar é até o começo da tarde.

O sul e o oeste de Mato Grosso do Sul terão chuva várias vezes ao longo do dia. O risco de chuva é grande em qualquer período do domingo.

Região Nordeste

Quase toda a Região Nordeste do Brasil terá predomínio de sol e tempo seco, sem risco e chuva no domingo das eleições 2020, 15 de novembro. O eleitor vai enfrentar o sol forte, se tiver que esperar em filas.

No litoral leste do Rio Grande do Norte, incluindo Natal, no litoral da Paraíba, de Pernambuco, incluindo João Pessoa e Recife, em Fortaleza, Aracaju, e em Salvador, há condições para pancadas de chuva passageiras à tarde e à noite, mas  que não vão causar grandes problemas para o eleitor. Assim, o melhor horário para votar é pela manhã.

Dia de sol forte e sem risco de chuva em Maceió e em Teresina. Os eleitores não vão ter problema com a chuva, mas o calor e o sol o dia todo trazem um certo cansaço, especialmente se tiver que enfrentar fila para votar.

Na faixa sul da Bahia, na divisa com Minas Gerais, no litoral sul baiano, no litoral e oeste do Maranhão, incluindo a capital São Luís, o domingo terá sol e pancadas de chuva. Mas a chuva tende a cair principalmente à tarde e à noite, assim, o melhor horário para votar é pela manhã.

Região Norte

O domingo das eleições 2020, 15 de novembro, será um dia com sol e muito calor nos estados da Região Norte do Brasil. Porém, a nebulosidade vai aumentando no decorrer do dia e tem previsão de várias pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde e à noite. A chuva não será generalizada e nem vai se estender por muitas horas, mas pode cair moderada a forte.

O melhor horário para votar é pela manhã, de forma geral, para não ter problema com a chuva.

As capitais Belém, Macapá, Boa Vista, Rio Branco, Porto Velho e Palmas também vão ter um domingo de eleições com ar abafado e quente, sol e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. Há risco de chuva moderada a forte.

Manaus deve ter chuva em vários momentos, mas o risco de chuva forte é maior entre a tarde e a noite. O sol aparece ao longo do dia e o ar segue abafado.