Artes Visuais

Exposições do Museu Republicano de Itu ganham tour virtual

A novidade é em comemoração à data da Proclamação da República

As exposições do Museu Republicano "Convenção de Itu" estão novamente abertas para o público por meio de um tour virtual. A iniciativa é para comemorar a data da Proclamação da República, 15 de novembro de 1889. Devido à pandemia, as visitas ao Museu foram suspensas no final de março. Como a instituição pertence à USP (Universidade de São Paulo), segue o plano de segurança estabelecido pela universidade para a retomada de atividades e só deve ser reaberta ao público em 2021.

"Além de celebrar a data da Proclamação da República, a abertura das exposições para visitas virtuais oferece a todos a oportunidade de ter acesso ao nosso acervo e conhecer um importante período da nossa história", diz Maria Aparecida de Menezes Borrego, supervisora do Museu Republicano e que coordenou o projeto da visita virtual com as equipes do Museu. O tour pode ser realizado por meio do link https://vila360.com.br/tour/mrciusp.html .

Para todas as exposições em cartaz, a plataforma oferece recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual ou auditiva, recursos de audiodescrição e também descrição do conteúdo em espanhol e inglês.

Com a novidade, o público poderá conferir na tela de seus dispositivos, entre outras opções, a exposição "Mulheres em destaque nas placas de rua de Itu", que foi aberta em março, um pouco antes da pandemia. Fotos das placas e de suas respectivas homenageadas relembram a vida e história de lavadeiras, policiais, parteiras, religiosas, donas de casa e de tantas outras mulheres que deram nome a mais de uma centena de logradouros distribuídos pelos bairros centrais e periféricos de Itu.

Outras exposições - O Museu tem outras exposições em cartaz que poderão ser visitadas virtualmente. Entre elas estão "Viagens fluviais: homens e canoas na rota das monções", que apresenta aspectos das expedições realizadas entre Porto Feliz (SP) e Cuiabá (MT) pelos caminhos das águas nos séculos XVIII e XIX, e "Da Casa a Museu", que contempla traços do desenvolvimento urbano de Itu.

História do Museu Republicano - O Museu Republicano "Convenção de Itu" foi inaugurado pelo Presidente do Estado de São Paulo, Washington Luis Pereira de Sousa, a 18 de abril de 1923 e desde então subordinou-se administrativamente ao Museu Paulista (Museu do Ipiranga) que, em 1934, tornou-se Instituto complementar da recém-criada Universidade de São Paulo e a ela se integrou em 1963.

É uma instituição cientifica, cultural e educacional, especializada no campo da História e da Cultura Material da sociedade brasileira, com ênfase no período entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX, tendo como núcleo central de estudos o período de configuração do regime republicano no Brasil.

Encontra-se instalado em sobrado histórico em Itu, erguido nas décadas iniciais do século XIX, e que se tornou residência da família Almeida Prado. Foi nesse local que se realizou, em 18 de abril de 1873, uma reunião de políticos e proprietários de fazendas de café para discutir as circunstâncias do país e que, posteriormente, se transformou na famosa Convenção Republicana de Itu, marco originário da campanha republicana e da fundação do Partido Republicano Paulista.