Bahia / Televisão

TVE Bahia amplia programação voltada à cultura negra

Iniciativa irá promover mais de 50 horas de programação mensal, alcançando mais de 10 milhões de pessoas

Foto: Nappy.com
A cultura negra é o principal foco do canal
A cultura negra é o principal foco do canal

A televisão baiana acaba de ganhar um reforço nos conteúdos voltados à cultura e produção audiovisual com foco na população negra.

O canal a cabo TRACE Brazuca e a emissora pública TVE Bahia se uniram para promover uma programação mais diversa para seus públicos. Com isso, os canais passam a compartilhar seus conteúdos, como shows, programas, filmes e documentários que integram a programação de cada uma das emissoras.

A parceria inédita tem como propósito buscar novas audiências e ampliar o acesso à programação das duas emissoras de TV para que valorizem a diversidade e a representatividade da cultura afro no Brasil. Inicialmente, serão 50 horas de programação mensal, que deve alcançar mais de 10 milhões de pessoas. 

Programas como Trace Trends, Djouba e Newcomers - com foco em novos talentos baianos -, entram na programação da TVE, em novembro, enquanto a emissora cede ao TRACE Brazuca shows, programas culturais, interprogramas, filmes, documentários e programas de entrevista exclusivos.

As produções de ambos os canais são inéditas para os telespectadores da TV aberta na Bahia e da TV por assinatura e, a cada semana, novos programas serão compartilhados e exibidos. 

Há menos de um ano no Brasil, a Trace reforça a proposta de transmitir um conteúdo inovador, com linguagem universal, para que todas as pessoas se sintam incluídas e possam enxergar as suas origens e o Brasil como, de fato, ele é, e de potencializar as vozes da população negra, tendo como parceira uma TV pública no ar há 35 anos. 

“Para nós é muito importante estar na Bahia, um Estado onde está enraizada a maior herança cultural do nosso país. Para a Trace é um privilégio e, ao mesmo tempo, uma oportunidade de mostrar a nossa audiência no Brasil e fora. É o encontro da maior plataforma afrourbana do mundo com a TV mais negra da Bahia”, explica AD Junior, Head de Marketing da Trace Brasil.

“A TVE Bahia é a emissora que mais dedica espaço e investe na divulgação de conteúdos que reforçam os direitos, a história, a cultura e as realidades da população afrodescendente”, completa. 

Para Flávio Gonçalves, Diretor Geral da TVE Bahia, a iniciativa colabora para preencher uma lacuna na programação e também combater o racismo e promover a igualdade a partir desses conteúdos.

“São duas plataformas que se complementam, oferecendo atrações com uma relação direta com a realidade brasileira, a partir da cultura africana, que é uma das principais bases de formação do nosso povo. Vamos trocar conteúdos que estão na programação de cada emissora e, assim, chegar a mais telespectadores na Bahia, no Brasil e no exterior”. 

Segunda maior cobertura em sinal digital de TV da Bahia, com um público de 10 milhões de telespectadores, a TVE terá sua programação exibida também em países da Europa e, principalmente, no continente africano, onde o Trace Brazuca é transmitido.

“Queremos que o nosso público no Brasil e no mundo conheça a programação da TVE Bahia. Estamos felizes porque será a primeira vez que os baianos poderão acompanhar o conteúdo da Trace, como o Trace Trends, que foi ao ar pela primeira vez em 20 Novembro de 2019”, conta AD Junior. 

Do outro lado, os conteúdos do TRACE Brazuca irão integrar a programação da TVE que desde 2016 é a emissora oficial da Década Internacional Afrodescendente (2015-2024) no Estado.

“A entrada dos conteúdos da Trace encaixa-se perfeitamente na nossa programação, trazendo mais diversidade ao canal”, afirma Flávio. Para 2021, a expectativa dos canais é criar novos projetos e parcerias, estendendo a colaboração. 

Toda a programação do Trace Brazuca está disponível para assinantes Claro NET (canal 624 e Now) e Vivo (canal 630 e Vivo Play). A TVE Bahia pode ser assistida no canal 10.1 em Salvador e Região Metropolitana, no interior do estado e ainda online em www.tve.ba.gov.br/tveonline 

 

Sobre a Trace Brasil 

 

No Brasil, José Papa, que já foi CEO de Cannes Lions e da WGSN Global e hoje é Chairman Global da Bett, está à frente da empresa multiplataforma de mídia e entretenimento junto de Ad Junior, comunicador e influenciador digital referência na produção de conteúdo sobre combate ao racismo e preconceito na mídia.

A companhia chegou ao país em julho de 2019 e em novembro lançou o Trace TRENDS programa exibido pela RedeTV!, com pautas sobre música, comportamento, arte, diversidade, esportes e empreendedorismo: tudo o que está bombando por aqui.