Televisão

Soterópolis entrevista Luedji Luna nesta quinta-feira

A exibição é às 22h

Foto: Instagram
 Luedji Luna lançou seu novo álbum em outubro deste ano
Luedji Luna lançou seu novo álbum em outubro deste ano

O Soterópolis desta quinta-feira (12) traz um bate papo com a cantora baiana Luedji Luna sobre o lançamento do seu álbum “Bom Mesmo é Estar Debaixo D’água”. E mais um episódio da série “Racismo Não”, com o tema apropriação cultural e racismo e fala ainda sobre a curadoria artística feita por profissionais negros em um ambiente geralmente ocupado por brancos. A exibição é às 22h.

A equipe do programa conversou com a cantora baiana Luedji Luna que lançou seu novo álbum em outubro deste ano.

O disco traz 12 canções que envolvem a afetividade, amor e beleza da mulher negra. Com produção em parceria com o produtor e também guitarrista, o queniano Kato Change, traz a sonoridade do jazz misturada aos ritmos africanos, o criolo do Cabo Verde e a doçura da baianidade da voz de Luedji Luna.

Na série de reportagens “Racismo Não”, o entrevistado da semana é o antropólogo Rodney Willian com o tema “apropriação cultural.”. O episódio explica quando a apropriação cultural se expressa, por exemplo, com elementos específicos de uma cultura distinta à sua.

Desde a forma de vestir, o uso de adorno pessoal (turbantes, tranças), música e arte, religião, língua ou comportamento social. Esses elementos, uma vez removidos de seus contextos culturais, podem assumir significados muito divergentes, ou apenas menos sutis do que aqueles originalmente realizados.

O programa especial do “Novembro Negro” ainda conversou com dois curadores negros sobre suas trajetórias profissionais e como enxergam o momento artístico atual no Brasil.

A curadora independente Diane Lima é pesquisadora e diretora criativa, seu trabalho concentra-se em experimentar práticas curatoriais multidisciplinares em perspectiva decolonial.

Já o curador Hélio Menezes é antropólogo e internacionalista, atualmente doutorando em Antropologia Social. Tem desenvolvido pesquisas sobre arte afro-brasileira, relações raciais no Brasil, juventudes, antropologia da imagem, museus, arte e ativismo.

O Soterópolis vai ao ar na TVE às quintas-feiras, às 22h, com reprises às sextas-feiras, às 19h, e aos domingos, às 18h30.