Televisão

Destaques da TV Brasil no domingo (8)

Recife e Olinda são destino de série documental da TV Brasil

Foto: TV Brasil
TV
Recife e Olinda na TV BRasil

Meu Pedaço do Brasil viaja até o litoral de Pernambuco, onde revela as belezas e a história de Recife e Olinda pela perspectiva de um habitante local. O programa vai ao ar às 18h30 de domingo (8), na TV Brasil.

Declarada Patrimônio histórico e cultural da humanidade pela UNESCO, Olinda foi a capital de Pernambuco até 1827. Para contar essa história, a equipe do programa vai ao Alto da Sé, que preserva os traços arquitetônicos da colonização portuguesa, e ao Recife Antigo, bairro que abriga o ponto mais importante de Recife: o Marco Zero.

Um dos carnavais mais populares do país, Olinda é a terra dO Galo da Madrugada, maior bloco de rua do mundo. Com cerca de seis quilômetros, o desfile abre os festejos no sábado de carnaval, levando consigo milhares de foliões.

A série entrevista um dos principais mestres bonequeiros da cidade, Silvio Botelho, autor de muitos dos famosos Bonecos de Olinda. O artífice dá detalhes de seu processo criativo e suas técnicas.

Para completar a viagem pela metrópole nordestina, Meu Pedaço do Brasil percorre a praia de Boa Viagem e a Rua do Bom Jesus, considerada a mais bonita do Recife.

Com 13 episódios de 26 minutos, Meu Pedaço do Brasil visita cidades turísticas do país e revela suas atrações pelo olhar de moradores e guias locais. No roteiro estão cidades históricas, metrópoles cosmopolitas e regiões com natureza diversa e, muitas vezes, intocada.

No ar aos domingos, às 18h30, o programa é reapresentado na madrugada de domingo para segunda-feira, à 1h. As viagens anteriores podem ser acessadas no site tvbrasil.ebc.com.br/meupedacodobrasil, no canal de YouTube da emissora (youtube.com/tvbrasil), pelo aplicativo EBC Play ou no site play.ebc.com.br.

 

Meu Pedaço do Brasil – Recife e Olinda

Domingo, 8 de novembro, às 18h30, na TV Brasil.

 

No Mundo da Bola debate possível atuação de Pedro na seleção

A edição de No Mundo da Bola que a TV Brasil transmite ao vivo no domingo, dia 8, conta com a participação do jornalista Átila Santos. Em um bate papo com o apresentador Sergio du Bocage, Santos analisa quais equipes têm mais chances de vencer na rodada do Brasileiro, comenta a convocação de Pedro para a seleção e o sorteio da Copa do Brasil. O programa vai ao ar às 21h.

Possível opção para substituir Neymar – que sofreu lesão na semana passada – o atacante Pedro, do Flamengo, foi convocado pelo técnico Tite para os duelos contra Venezuela e Uruguai. Os jogos são parte das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, nos dias 13 (Morumbi) e 17 de novembro (em Montevidéu).

Nesta sexta, a CBF sorteou as quartas de final da Copa do Brasil, o mando de campo e o chaveamento até a final. Os próximos confrontos devem acontecer nos dias 11 e 18 de novembro, mas as datas ainda dependem de confirmação da CBF.

No Brasileirão, o destaque fica por conta de Internacional e Coritiba. O colorado joga em casa e, nessas condições, não perde do Coritiba nos pontos corridos desde 2006. Pode ser a chance para abrir vantagem na liderança, dependendo do resultado entre Atlético-MG e Flamengo, ambos com potencial para assumir o posto de primeira colocação no torneio.

No Mundo da Bola ainda promove a enquete entre os telespectadores e comentaristas: “É melhor atacar muito e abrir a defesa? Ou defender bem e fazer os gols necessários?”

Ao vivo aos domingos, às 21h, com uma hora de duração, No Mundo da Bola recebe convidados para uma conversa descontraída sobre os principais resultados esportivos da semana, com destaque para o futebol.

 

No Mundo da Bola

AO VIVO

Domingo, 8 de novembro, às 21h, na TV Brasil.

 

Retratos da Dança apresenta o trabalho da performer Cibele Maia nas ruas de Belo Horizonte

O Retratos da Dança inédito que a TV Brasil exibe às 23h30 de domingo, dia 8, apresenta o trabalho da bailarina e perfomer mineira Cibele Maia. O episódio – parte da série "Fora dos Palcos", que mostra o trabalho dos bailarinos no período de quarentena – traz ainda uma entrevista com a artista.

Bailarina, performer e gestora cultural, Cibele Maia conta o que levou sua carreira rumo à dança contemporânea e às experimentações artísticas, especialmente em projetos transdisciplinares, ou seja, que envolvem outras formas de expressão, como a videodança. “Me interessa muito desenvolver projetos onde a dança tenha um papel de unir outras áreas, em que o foco não seja somente o corpo em movimento, mas o que faz esse corpo entrar em movimento”, revela.

Cibele é parte do cenário artístico da capital mineira, onde desenvolve parcerias com artistas plásticos, como Camila Otto, e com o músico e performer Chico de Paula. O olhar interdisciplinar para a dança despertou em Cibele o desejo de interagir com os espaços públicos.

“Tive uma influência muito forte desse olhar mais arquitetônico e urbanístico quando comecei a fazer experimentações em espaço público”, conta a bailarina, também graduanda em arquitetura e urbanismo. “Comecei a ter muito interesse pelas ocupações dos espaços públicos e uma relação mais direta com a arquitetura. Não só a dança deve ser um corpo em movimento no espaço, mas que espaço é esse? Quais as sensações desses espaços e como ativar esses espaços através do corpo?”

Com 16 episódios, Retratos da Dança revela as impressões de artistas que fazem do corpo seu grande espetáculo. Cada edição recebe um artista que ajudou a moldar o cenário mineiro da dança: bailarinos, coreógrafos, performers e intérpretes contam sua vida e demonstram os movimentos que conquistam o mundo.

Ao combinar depoimentos emocionantes com performances incríveis, a série mergulha nos movimentos e histórias dos convidados, como Éden Peretta (Coletivo Anticorpos), Rede Sola de Dança, Cia NósLáEmCasa, Grupo Contemporâneo de Dança Livre, Cib Maia, Marise Dinis, Dudude Herrmann, Thembi Rosa, Suely Machado e Paola Rettore.

 

Retratos da Dança – Cibele Maia

Domingo, 8 de novembro, às 23h30, na TV Brasil.