Moda

Shopping Barra resgata tradições e essência do Natal

Os sinos serão o tema de Natal do Barra

Em 2020, teremos um Natal certamente diferente. Os novos tempos inspiraram a temática do Shopping Barra desse ano, mas foi revisitando tradições e resgatando valores que os sinos foram escolhidos para representar a verdadeira essência da data, o anúncio do nascimento de Jesus.

O cenário assinado por Cecília Dale, ícone em decoração natalina, será inaugurado no dia 12 de novembro, com apresentação do Grupo Vocal Pentágono, regido pelo maestro Carlos Veiga Filho. O coral volta a se apresentar pela primeira vez, após meses de distanciamento social, e promete acessar as nossas memórias afetivas com canções natalinas entoadas das sacadas do mall.

Uma tradição natalina que também será incentivada pelo Barra neste ano é o envio de cartões físicos de Natal para amigos e familiares. O shopping distribuirá gratuitamente postais exclusivos com a foto da obra do painelista Eduardo Kobra pintada na fachada do Barra no início do ano.

A imagem retrata a Santa Dulce dos Pobres e se tornou cartão postal de Salvador. “Mais do que nunca, será um momento de reflexão, de olhar para trás, valorizar nossas tradições, e de se voltar também para dentro, captar o que realmente importa para seguir em frente. E, claro, sem deixar de olhar para o lado e enxergar a necessidade do outro”, destaca Karina Brito, gerente de Marketing do Shopping Barra.

Por falar em solidariedade, o projeto Árvore dos Sonhos, que já presenteou milhares de crianças de instituições de Salvador, completa 20 anos. Esse marco será comemorado com uma participação ainda mais efetiva do Shopping Barra.

Além de recolher e fazer a entrega dos presentes doados pelos clientes, o Barra, que nunca deixou de presentear as crianças participantes, vai fazer doações em toneladas de alimentos para as entidades inscritas no projeto. A Árvore dos Sonhos começa a partir do dia 16 de novembro, quando os clientes poderão escolher as crianças que irão presentear, e a sua loja ficará na praça de alimentação do shopping.

A história e o significado dos sinos

A palavra sino tem origem do latim “signum”, que significa sinal. A história do sino começa na China no ano 3000 a.C e, por ser um objeto pagão, só foi reconhecido pela cristandade no decorrer do século II d.C, com a finalidade de anunciar o Evangelho e chamar o povo para as assembleias.

No catolicismo, os sinos começaram a ser empregados por volta do ano 400 (século V), em mosteiros da região da Campânia, sul da Itália. O sino de Natal é o símbolo que representa o anúncio do nascimento de Jesus. Isso porque, além de sinalizar as horas, o toque dos sinos avisa as pessoas para se reunir para um acontecimento. Usados na decoração das árvores e das portas, os sinos também fazem parte de diversas canções natalinas que embalam gerações em todo o mundo.