Esportes

Real Madrid vence o Barcelona e espanta a desconfiança da torcida

O jogo foi em um Camp Nou vazio em partida válida pelo Campeonato Espanhol

Foto: Real Madrid
Sergio Ramos marcou de pênalti

O capitão do Real Madrid, o zagueiro espanhol Sergio Ramos, mais uma vez mostrou ser o homem certo para as grandes ocasiões ao converter um pênalti contestado para ajudar sua equipe a vencer o Barcelona por 3 a 1 neste sábado (24 de outubro) em um Camp Nou vazio em partida válida pelo Campeonato Espanhol.

A equipe madrilenha espantou a desconfiança ao voltar a triunfar após dois jogos e jogou a pressão no clube catalão, em fase de reconstrução

Com o triunfo, Real Madrid foi aos 13 pontos e assumiu provisoriamente a liderança da competição. O posto não é definitivo porque Real Sociedad e Villarreal ainda jogam na rodada e podem retomar suas posições.

O resultado também é importante para os merengues resgatarem a confiança e ganharem tranquilidade, já que estrearam com derrota para o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, na Liga dos Campeões e também vinham de derrota para o Cádiz na rodada passada do Campeonato Espanhol.

Já o Barcelona, sob desconfiança, viu a pressão ser ampliada com o revés em casa. O time catalão tem sete pontos em cinco jogos e amarga um início muito ruim na liga espanhola. É só o décimo colocado.

A missão da equipe treinada pelo holandês Ronald Koeman é se reerguer neste ano. A humilhante derrota por 8 a 2 para o Bayern de Munique, nas quartas de final da Liga dos Campeões na temporada passada, provocou uma série de mudanças no clube, e uma reformulação está em curso.

O duelo pode ter sido o último de Lionel Messi com a camisa do Barcelona diante do Real Madrid no Camp Nou. O craque argentino ficou muito perto de deixar o clube, mas preferiu não entrar em uma briga jurídica e permaneceu. No entanto, seu contrato vence ao final da atual temporada e, se não for convencido a renová-lo, terá feito sua despedida do clássico atuando em casa.

Messi passou em branco e não conseguiu encerrar o jejum de gols diante arquirrival do Barça. Ele não marca no clássico desde maio de 2018. São seis jogos sem balançar as redes para o maior artilheiro do duelo, com 26 gols. Neste sábado, passou perto de quebrar esse tabu, mas foi parado por Courtois.

Sérgio Ramos, que disputou o seu El Clásico de número 45, um recorde, teve o pênalti marcado a seu favor após uma revisão do VAR (árbitro de vídeo) e depois de cair na área quando sua camisa foi puxada por Clement Lenglet durante uma disputa em cobrança de escanteio.

O zagueiro mostrou sua calma costumeira para converter aos 18 minutos do segundo tempo e recolocar o Real na liderança do placar, após o uruguaio Valverde abrir o marcador aos 5 minutos de jogo e Ansu Fati, de apenas 17 anos, empatar para o Barça três minutos depois.

A equipe catalã ficou sem forças no segundo tempo, e o Real perdeu duas grandes chances de selar a vitória, até que Luka Modric, que veio do banco de reservas, fechou o placar nos acréscimos.