Brasil / Esportes

Pelé completa 80 anos e recebe homenagens do mundo do futebol

Times e ídolos do esporte mandaram mensagens ao "Rei do Futebol"

Foto: Paulo Pinto/ Fotos Publicas
Pelé
Pelé defendeu ao longo da carreira o Santos e o New York Cosmos

O ex-craque brasileiro Pelé completou nesta sexta-feira (23) 80 anos de idade. O ex-jogador do Santos recebeu diversas homenagens do mundo do futebol através das redes sociais.

Em homenagem ao "Rei do Futebol", a Fifa publicou um vídeo com diversos depoimentos de grandes nomes do esporte, como Ronaldo "Fenômeno", Rivaldo, Kaká, Samuel Eto'o e Bastian Schweinsteiger.

"O trono das quatro linhas foi conquistado por aclamação! Não é possível mensurar o impacto de quanto você influenciou gerações e continua encantando pessoas com a sua história. Feliz aniversário Pelé e que Deus te abençoe. O futebol tem um rei e quanto orgulho dele ser", escreveu Kaká, que defendeu o Milan entre 2003 e 2009.

O Santos, o Bayern de Munique, da Alemanha, e o Manchester City, da Inglaterra, também homenagearam o ex-atleta brasileiro.

Natural de Três Corações, em Minas Gerais, Pelé defendeu o Santos entre 1956 e 1974, tendo encerrado a carreira no New York Cosmos, dos Estados Unidos, em 1977. O ex-craque deu ao Brasil três Copas do Mundo (1958, 1962 e 1970).

"Agradeço pelas muitas mensagens e as felicitações que já me chegaram de várias maneiras. Tenho que agradecer a Deus pela saúde de chegar aqui, nessa idade, e lúcido, não muito inteligente, mas lúcido. Espero que quando eu for para o céu, Deus me recebe da mesma forma que tantas pessoas me recebem aqui na terra, por cusa do nosso amado futebol", declarou Pelé.

Os problemas de saúde preocuparam nos últimos anos o ex-camisa 10 da seleção brasileira. Em decorrência de alguns problemas no quadril, Pelé possui certa dificuldade para andar. O ex-atleta fez uma cirurgia e apareceu em eventos públicos utilizando uma cadeira de rodas. Já em 2019, o ex-craque foi internado em Paris, na França, e transferido para São Paulo para retirar um cálculo renal.

Há cinco anos, Pelé teve uma infecção urinária e precisou fazer diálise no rim esquerdo. O ex-jogador possui somente um deles, já que o direito foi removido na década de 1970 por conta de uma lesão quando ainda jogava profissionalmente.

Com a camisa do Santos, time pelo qual disputou mais de mil jogos, conquistou seis Campeonatos Brasileiros, duas Libertadores da América, dois Mundiais de Clubes, 10 Campeonatos Paulistas e três Torneios Rio-São Paulo. Já no New York Cosmo, venceu uma North American Soccer League.