Música / Palco

A Real da Live/fe traz show de Marcola Bituca (24) e espetáculo Pindorama (25)

Projeto é desenvolvido pelos grupos que coabitam casarão centenário

Foto: Divulgação
Teatro
O espectáculo infanto-juvenil Pindorama: antes de chamar Brasil

A temporada de outubro do projeto A Real da Live/fe, desenvolvido pelos grupos que coabitam a Casa Preta Espaço de Cultura, chega ao fim com as apresentações do cantor Marcola Bituca e do espectáculo infanto-juvenil Pindorama: antes de chamar Brasil, dias 24 e 25 de outubro, às 20h e 17h, respectivamente. As lives são transmitidas ao vivo no YouTube e Facebook do casarão.

No sábado (24), com influências do groove arrastado, mais puxado para o pagodão “Golden Era” dos anos 2000, protagonizado pelas bandas baianas Fantasmão e Parangolé, o artista soteropolitano Marcola Bituca traz para o show d’A Real da Live/fe seu mais recente trabalho “Os Últimos Filhos de Sião”, que traz uma identidade essencialmente baiana, o dub e a estética do rap londrino. “A ideia não foi trazer um pagode dessa geração, mas misturar as células do groove arrastado com o underground da Inglaterra”, explica o artista.

Importante falar que, neste álbum, Marcola - que começou a cantar aos 15 anos, na escola em 2007 - conta com participações de grandes nomes nacionais e locais, como o rapper paulista Rincon Sapiência, McDo da banda Afrocidade, Caboclo de Cobre e da rapper Cristal, que recentemente gravou com o mineiro Djonga, no álbum “Histórias da Minha Área”. Em sua trajetória, já trabalhou com a banda Turma do Bairro, com o DJ Telefunksoul e a banda Sambatrônica.

Infanto-juvenil

Trajeto, caminhos que carregam histórias, ancestral. É neste caminhar pela terra, pelo conhecer de nossos ancestrais que, no domingo (25), o projeto A Real da Live/fe traz o espetáculo *Pindorama, antes de chamar Brasil*, obra do _Aldeia Coletivo_, grupo que coabita a _Casa Preta Espaço de Cultura_. Um convite lúdico a reflexão sobre a construção de uma relação harmoniosa entre o ser humano e a natureza.

Indicado ao prêmio Braskem de Teatro de melhor Espetáculo Infanto Juvenil de 2016, Pindorama traz ao palco a cultura indígena em um misto de canções e contação de histórias que encantam o público de todas as idades através da música, poesia, teatro de bonecos e formas animadas. Pindorama vem de Pindó-rama que significa “terra, lugar ou região das palmeiras”. Para algumas tribos tupis, Pindorama é uma terra encantada. Durante as antigas migrações, formou-se diversas tribos nessa região, até a “Invasão de Pindorama”, também conhecida como “descoberta do Brasil”.

“Queremos trazer a espetacularidade presente nas manifestações culturais nativo-brasileiras, exaltando e valorizando a cosmologia e mitologia indígena presentes nos costumes e cotidiano do brasileiro, recontando histórias clássicas do imaginário mítico dos povos indígenas como: A Lenda das Cataratas do Iguaçu, da Mandioca, do Curupira, do Cacau, da Pipoca e o mito do Vazio no Homem”, conta Luiz Guimarães.

A Real da Liv/fe é uma forma de manter a arte viva no casarão centenário de fachada preta e, acima de tudo, uma campanha de arrecadação que pode ajudar profissionais da arte e também o retorno às atividades da Casa Preta. O pu?blico pode contribuir curtindo, comentando, compartilhando, assistindo, e também doando valores através do picpay, do PagSeguro (valor sugerido R$12), ou através de transferência bancaria (dados pelo Instagram e Facebook da Casa Preta). 

Essas contribuições irão custear a produc?a?o, o trabalho dos técnicos, a manutenc?a?o do espaço cultural e o cache? dos artistas. IMPORTANTE, às pessoas não precisam esperar o dia da Live para doar e apoiar os artistas.

"A Real da Liv/fe” da @casapretaespacodecultura, com o cantor Marcola e o espetáculo “Pindorama - antes de chamar Brasil”

Quando: 24 e 25 de outubro - sa?bado, 20h, e domingo, 17h

Onde: transmissa?o ao vivo no YouTube e Facebook da Casa Preta Espac?o de Cultura  

Contribuições: picpay (https://app.picpay.com/user/gordoneto), do PagSeguro (valor sugerido R$12 - https://sacola.pagseguro.uol.com.br/bcf1365f-c3c9-497d-aea7-bde2944bf506) ou através de transferência bancaria (dados pelo Instagram e Facebook da Casa Preta)