Artes Visuais / Música / Palco

Aplicativo quer ampliar a visibilidade de artistas que estão sendo prejudicados com a pandemia

O W OnLive é uma plataforma de entretenimento que faz transmissões abertas e para públicos controlados

Foto: W OnLive
Música
Produtor de eventos, Kahoê Mudry, mostra seu trabalho em live no Studio W OnLive

Um mapeamento recente feito pela empresa americana Alpha Data apontou que, no setor musical, mais de 90% das músicas baixadas e ouvidas na internet são de 1% dos artistas que estão no mercado. O estudo comprova a existência de uma grande desigualdade na internet, abrindo espaço para divulgação de produções para maior alcance artístico.

Segundo a Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape), a indústria do entretenimento e eventos é responsável por 4,32% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Em 2020, o setor segue sendo fortemente afetado economicamente pela prorrogação do isolamento e aguarda até que o Brasil tenha acesso a uma vacina eficaz para o COVID-19.

O Ecad, órgão que cuida da arrecadação e distribuição dos direitos autorais dos artistas, produtores e editores, estima que a arrecadação do ano pode girar em torno de R$830 milhões. No entanto, a previsão era que a arrecadação de direitos autorais para os compositores e artistas fosse de R$1,17 bilhão. A arrecadação no país caiu 50% entre os meses de abril e julho.

A crise na área de entretenimento afetou profissionais como o produtor de eventos, Kahoê Mudry. Ele trabalha no setor há 5 anos e viu o cenário mudar em 2020. Antes da pandemia, seu foco era levar alegria para as pessoas. "Minha rotina consistia em criar experiências inesquecíveis para unir pessoas com apenas um propósito: diversão!", explica Kahoê. Com as mudanças de saúde pública, sua atenção se volta para as plataformas digitais.

Em meio a este cenário, empresários do ramo de entretenimento criaram o W OnLive, uma plataforma de entretenimento que faz transmissões abertas e para públicos controlados. O aplicativo proporciona transmissões de lives com streaming próprio, remuneração dos geradores de conteúdo através da venda de acesso às lives e comentários pagos em destaque.

Nas próximas atualizações, o W OnLive vai possibilitar a captura de doações, chat privativo, contratação direta dos artistas/geradores de conteúdo, disponibilizando um painel de gerenciamento de acessos e receitas, entre outras funções.
Para o lançamento, o profissional recebe R$0,50 do aplicativo por cada usuário novo, além do valor que pretende cobrar pelas interações que habilitar e definir. Todas essas configurações serão feitas pelo aplicativo do produtor de conteúdo, o W OnLive PRO.

Para potencializar a geração de renda e a promoção de produtores de conteúdo, o W OnLive criou a Campanha We Make OnLive, com o objetivo de fazer com que as pessoas possam transmitir lives de qualidade e conquistar mais público, sem pagar nada por isso.

"Não criamos o app para concorrer com plataformas que já estão no mercado e contribuem para o cenário desigual de visualizações, downloads e acessos. A nossa ferramenta é justamente para quem precisa gerar renda", explica o CEO do aplicativo, Wendrius Viana.

Studios W OnLive 

O W OnLive é um um canal eficiente para fazer transmissões de lives e disponibiliza um estúdio de gravação gratuito para serem produzidos materiais profissionais, de qualidade.

"É importante ressaltar que o Studio Onlive não está preparado apenas para transmitir lives musicais, mas sim conteúdo de todas as áreas possíveis. Todo mundo pode gerar renda e combater a crise financeira. O custo médio de locação de um estúdio é de 15 mil reais por dia, em contrapartida, a arrecadação média é de 4 mil reais. Aqui não temos custo algum para o produtor", explica Andre Bertolucci, vice-presidente de negócios da plataforma.

O Studio já realizou mais de 60 transmissões dos mais variados conteúdos, e atende produtores como o Kahoê, que utiliza o espaço sem pagar nada e leva diversão para dentro da casa das pessoas. "A área de eventos foi uma das mais afetadas pela pandemia. As lives ajudam muito, pois eu não tinha a estrutura para criar e transmitir esse conteúdo digitalmente. E a equipe é ótima, facilitando a vida do criador de conteúdo, que pode focar no seu trabalho", relata Kahoê.

O Studio Onlive está em funcionamento em Curitiba (PR) e, junto com o patrocínio de marcas nacionais ligadas ao entretenimento, está em fase de implementação em outras regiões do Brasil, como São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Goiânia (GO) e Fortaleza (CE). "A ideia é espalhar oportunidades pelo Brasil, pois os eventos, shows e aulas continuam suspensos. Com o W OnLive, conseguimos atingir o público que está em casa e ajudar quem está passando por dificuldades", finaliza o mentor do W OnLive, o empresário Valdecio Bombonatto.

Como utilizar 

A plataforma conta com dois aplicativos. O W Onlive PRO, no qual o produtor de conteúdo pode configurar suas lives e transmitir pelo celular ou estúdio, já está disponível para download na Play Store, para sistemas Android, e na Apple Store, para dispositivos IOS.

Já o aplicativo W Onlive Fan, voltado para o público que quer assistir lives e interagir com os produtores de conteúdo, está disponível também para download na Play Store. Usuários de dispositivos IOS podem acessar o site app.onlive.show enquanto aguardam a homologação na Apple Store. Mais informações também no site http://onlive.show e no instagram.com/app.onlive.