Gastronomia

Movimento Mobiliza Jaguaré é exemplo de ajuda comunitária em São Paulo

O apelo agora é para que as ajudas não cessem

Foto: Cris Farhat
Gastronomia
O movimento Mobiliza Jaguaré foi criado pelo Buffet Flor de Mandacaru e pelo Projeto PALCO

Diante da pandemia da Covid-19 no início deste ano, o bairro do Jaguaré, na zona oeste de São Paulo, assim como outras comunidades da capital, sentiu na pele a escassez de trabalho, renda e de alimentação para grande parte dos mais de 49.863 moradores (Censo IBGE, 2010) que ali vivem.

Da necessidade de ajudar as pessoas, nasceu então o movimento Mobiliza Jaguaré, criado pelo Buffet Flor de Mandacaru e pelo Projeto PALCO em prol das comunidades do bairro.

O buffet Flor de Mandacaru tem à frente a jovem chef Urideia Andrade, crescida no bairro e nascida no Nordeste, criada pela avó e de origem humilde. Urideia, inclusive, foi uma das moradoras que viu sua renda evaporar do dia para a noite.

Seu buffet, aberto em 2017, ao lado da sócia Eliane Baungartner, no entorno da própria comunidade, vivia então o seu melhor momento. Juntas, tinham acabado de fazer um grande investimento para atender a clientela que crescia e para atender a mais de 60 eventos por mês, entre sociais e corporativos. Mas o sonho virou pesadelo: em uma semana, viram tudo ser cancelado.

Já o PALCO, idealizado por Leandro Oliva, é um projeto local que oferece perspectivas, amplia o acesso à arte e transforma a vida de crianças, jovens, adultos e idosos do Jaguaré que também viu seu trabalho ser remodelado para atender uma nova e imprescindível necessidade: a de alimentar moradores em situação de extrema vulnerabilidade e incentivar a geração de renda local. Esses esforços, segundo Leandro, reuniram ajuda de pessoas físicas, de iniciativas privadas e do governo local e vem contribuindo para que a fome não cresça ainda mais.

Para Urideia, era uma missão não fechar as portas do seu buffet, que já não representava apenas o seu sonho, mas o da sócia e dos seus 7 funcionários que dependem do buffet para pagar seus aluguéis. Afinal, foi exatamente através de uma oportunidade como essa que ela viu sua vida se transformar.

Sua história na cozinha começou há alguns anos ao conhecer, através de um projeto social, o empreendedor social David Hertz, da Gastromotiva, projeto que ensinou a ela, segundo suas próprias palavras, "o caminho do asfalto e me encorajou e me transformou em cidadã" (a Gastromotiva é uma iniciativa global que conecta pessoas, projetos, empresas, universidades, agências internacionais, governos e a sociedade civil em torno do poder transformador da comida).

De lá pra cá, Urideia cursou a faculdade de Gastronomia por meio de uma bolsa de estudos e trabalhou em renomados restaurantes, como Tordesilhas, Charlô, Fasano, Buffet Leopoldo, entre outros.

Ainda pelo projeto, pode viajar por alguns países da Europa, Arábia Saudita, Estados Unidos, México, levando a gastronomia a outros territórios e, principalmente, falando do empoderamento feminino dentro das comunidades do Brasil. Essa experiência a levou a alçar novos voos, com a criação do seu buffer, o Flor de Mandacaru.

Nesse processo, outras ajudas também vieram, de pessoas anônimas, de empresas e do projeto PALCO, que participou de toda articulação com pessoas físicas e com o setor privado para captar doações.

Segundo Leandro Oliva, "o diferencial do Movimento Mobiliza Jaguaré, em termos de campanhas solidárias, é o fato de alimentar as pessoas, de forma integral, com comida, cestas básicas, marmitas com cardápio diferenciado e com livros, materiais para produção artística, como giz de cera e cadernos de desenhos, serestas nas portas dos domicílios com todos os cuidados necessários e com toda equipe de arte/educadores do projeto realizando convites poéticos e pedagógicos por meio de plataformas de vídeo, telefonemas e ações virtuais que prezam pelo afeto, pelo vínculo e pela potência criativa de cada morador e de cada moradora. O PALCO em formato remoto: Nosso PALCO, sua casa".

Mas os idealizadores do Mobiliza Jaguaré são categóricos: toda ajuda e esforços, no entanto, não podem parar. Desde o início da crise, a cozinha do bem já distribuiu mais de 40 mil marmitas. "Precisamos continuar os esforços. A fome está aumentando e todos os dias as pessoas batem à porta em busca do que comer. Quem tem fome tem pressa", finaliza Urideia.
 

Para ajudar 

Acesse http://www.facebook.com/mobilizajaguare

Escreva para urideia@hotmail.com ou

para leandro.oliva@projetopalco.com.br