Artes Visuais / Música / Palco

Fundação Gregório de Mattos recebe mais de mil inscrições de artistas

Para prêmios culturais para Lei Aldir Blanc

As chamadas públicas para os prêmios culturais promovidos pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), a partir da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, receberam ao todo 1.118 inscrições até a segunda-feira (12), último dia de adesão. Os prêmios culturais foram as ferramentas utilizadas para auxiliar a Prefeitura na distribuição dos subsídios previstos na nova lei, que prevê o financiamento de projetos para a retomada da economia criativa que foi duramente atingida pela pandemia de Covid-19.

Os prêmios vão contemplar propostas das áreas de linguagens, audiovisual e patrimônio cultural, e foram divididas em três chamadas públicas. Uma delas é o Prêmio Anselmo Serrat de Linguagens Artísticas, voltado a contemplar propostas de teatro, dança, circo, música, artes visuais, literatura, artes integradas, jogos digitais e arte de rua, que recebeu 758 inscrições.

O Prêmio Conceição Senna de Audiovisual visa promover alternativas para a produção, distribuição e acesso a conteúdos audiovisuais locais e de interesse público. Para esta chamada, foram recebidas 193 inscrições.

O terceiro prêmio, o Jaime Sodré de Patrimônio Cultural, é focado em apoiar manifestações e práticas culturais de preservação, valorização, dinamização e demais ações que contribuam para a continuidade da existência de bens culturais, além de gestões participativas e autônoma de práticas tradicionais referenciais desse segmento social. Ao todo, somou 167 inscritos.

Etapas – Ao todo, serão premiadas 151 propostas de agentes culturais, totalizando o repasse de R$9,13 milhões ao setor. Até o próximo sábado (17) será publicada, no Diário Oficial do Município (DOM), a relação das propostas inscritas.

Quem não constar na lista pode apresentar recurso enviando e-mail com o registro da inscrição para a sua respectiva área de atuação: premiolinguagens @ salvador. ba. gov. br , premioaudiovisual @ salvador. ba. gov. br ou premiopatrimonio @ salvador. ba. gov. br. Até o dia 23 de outubro, será divulgada no DOM a relação final de propostas.

A etapa seguinte é composta por avaliação e seleção. A comissão vai avaliar mérito artístico, viabilidade econômica, perfil e experiência do agente, caráter inclusivo e estímulo à diversidade. O resultado da habilitação, avaliação e seleção será publicado no DOM em até 30 dias úteis após a divulgação da lista final de inscritos.