Moda

Feira Artesanato da Bahia abre hoje no Salvador Shopping

Com participação dos Kiriris nesta sexta-feira

Foto: Divulgação
Moda
Artesanato Kiriri

A Feira Artesanato da Bahia vai reunir trabalhos produzidos em várias regiões do estado, a partir de hoje (14/10) até o dia 25 de outubro, na Praça Central – Piso L1 do Salvador Shopping.

Durante este período, o evento receberá artesãs e artesãos, comunidades indígenas, quilombolas e de ceramistas, com uma produção diversificada que reflete a diversidade do povo baiano.

Nesta sexta, a feira vai receber alguns indígenas Kiriris, das comunidades de Pau Ferro, Mirandela, Marcação e Araçás, no município de Banzaê. Eles trazem sua tradicional cerâmica com pintura em Tauá (pigmento de argila na cor branca), maracas, arcos e flechas, apitos e colares, entre outras criações.

Os Kiriris trabalham com argila, sementes e cocos diversos, madeiras, fibras naturais, como a da palmeira do licuri fiada e tecida em aiós, e penas de animais domésticos, entre outros.

Da decoração, utilitários, presentes até a moda, serão comercializados produtos criados com diversas técnicas, que representam a identidade cultural da Bahia. São técnicas como bordados, cerâmica, cestaria, costura, papietagem, renda, tapeçaria e tecelagem, entre outras.

A Feira Artesanato da Bahia seguirá os protocolos de higiene e prevenção da Covid-19. A realização é da Fábrica Cultural e da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), através da Coordenação de Fomento ao Artesanato, com o apoio do Salvador Shopping.

A diversidade cultural é o principal diferencial do artesanato criado na Bahia, através de uma produção que reflete a diversidade de seu povo e encanta turistas do Brasil e do mundo.

Na feira, o artesanato será apresentado em 12 estandes, sendo que nove representam os polos de produção artesanal do estado, além das tradicionais comunidades indígenas, quilombolas e de ceramistas.

Os visitantes poderão adquirir os produtos artesanais apresentados diretamente pelos produtores e também dialogar e interagir sobre a riqueza dos processos produtivos de obtenção da matéria-prima. O público terá a oportunidade de conhecer a história das técnicas utilizadas nas diversas comunidades, como papel da expressão cultural do artesanato.

A feira faz parte das Ações de Qualificação, Promoção e Comercialização do Artesanato da Bahia, realizadas pela Setre, por meio da Coordenação de Fomento ao Artesanato, e pela Associação Fábrica Cultural. Além deste evento, a qualificação de artesãs e artesãos, a promoção do produto artesanal e a abertura do Centro de Comercialização do Porto da Barra fazem parte das ações. O objetivo é fortalecer e transformar o artesanato baiano em uma marca forte e de referência nacional.

“A comercialização é um dos principais gargalos do segmento artesanal, por isso tem recebido atenção especial do Governo do Estado. Além da loja que funciona no Porto da Barra e da vitrine virtual, realizaremos eventos itinerantes, em locais de grande circulação de pessoas, como estratégia para ampliar as vendas dos produtos e, consequentemente, a renda de artesãs e artesãos dos diversos territórios de identidade da Bahia”, revela Davidson Magalhães, secretário da Setre.