Livros

Bell Kranz lança livro que reúne as invocações mais veneradas de Maria

21 Nossas Senhoras que inspiram o Brasil apresenta Maria em diversas dimensões da nossa vida

A devoção à Nossa Senhora se manifesta sob os mais diversos títulos: são mais de 1000 invocações que surgiram por meio de aparições de Nossa Senhora, além dos que derivam de dogmas definidos pela Igreja. Em 21 Nossas Senhoras que inspiram o Brasil, Bell Kranz selecionou as devoções mais veneradas no país, que amparam os fiéis em diversos momentos da vida, desde a Nossa Senhora do Bom Parto, protetora do nascimento, passando pela Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, até Nossa Senhora da Boa Morte, que trata de uma das maiores angústias do homem.

Enquanto apresenta a origem da veneração e os relatos das aparições e dos milagres, a jornalista reconstrói diversas passagens da história do Brasil e de outros países ligados ao culto de cada título da mãe de Jesus, tratando de guerras, pestes, colonização e transformações econômicas e sociais para mostrar o papel de Maria no mundo ocidental e como ela sempre esteve presente em diversos setores da sociedade, como na música, na literatura, no cinema e na política.

Com base em extensa pesquisa em livros, documentos, matérias de revistas e jornais e arquivos ligados à Igreja Católica, Bell convida o leitor a uma viagem pelo fantástico universo do mistério e da fé, incluindo os festejos tradicionais em homenagem à santa, como o Círio de Narazé, que reúne anualmente em Belém do Pará cerca de 2 milhões de pessoas, e seu impacto em personalidades nacionais de destaque.

A fé do Rei do Baião Luiz Gonzaga em Nossa Senhora da Penha, por exemplo, o fez sobreviver a um grave acidente de carro em 1951, o bandoleiro Virgulino Ferreira da Silva, vulgo Lampião, era devoto de Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora do Carmo inspirou o poema-oração "Escapulário" de Oswald de Andrade, musicalizado anos depois por Caetano Veloso.

Na obra, a autora vai além do resgate histórico e apresenta uma atualização dos fatores relacionados às devoções, traçando um paralelo com as questões da sociedade moderna.

É o caso do capítulo que aborda Nossa Senhora do Desterro, no qual ela aproxima a questão do exílio ao drama atual dos refugiados, ou quando ela discorre sobre alguns dos principais distúrbios da nossa era, como a depressão e a ansiedade, no capítulo sobre a Nossa Senhora da Cabeça ou então quando define a imagem que representa Nossa Senhora da Piedade como "uma imagem dolorosa, um tema trágico e também atualíssimo, quase banal na vida cotidiana de populações de diferentes regiões do planeta, especialmente entre os pobres e desamparados".

Esta obra traduz o sentido da santa na vida cotidiana, seus atributos que fortalecem e promovem uma humanidade melhor. Maria é representação de piedade, por ter vivido o maior de todos os sofrimentos, mas também de resistência.

"O sofrimento sem tamanho dessa mãe leva cada um a refletir sobre as suas próprias dores e dá força para enfrentar com coragem e persistência as dificuldades da vida, carregar a cruz que lhe cabe na existência", afirma a autora.

Sobre a autora -  Bell Kranz é jornalista, desde 1983, com foco em temas da vida cotidiana e qualidade de vida. Passou pelas principais emissoras de TV, tais como Cultura, Bandeirantes e SBT, por redações de revistas das editoras Abril e Globo, e de jornais como Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo. Atuando em diferentes funções (editora, repórter e colunista), criou e editou projetos editoriais como o caderno Folha Equilíbrio, sobre qualidade de vida. Na web, criou um blog sobre casamentos e descasamentos. Atualmente, desenvolve projetos editoriais e conteúdo para livros e imprensa.
 

Ficha Técnica 

Título: 21 Nossas Senhoras que inspiraram o Brasil

Autora: Bell Kranz

264 páginas

Preço: R$ 49,90

Editora Planeta