Política

Boulos acusa Bolsonaro de usar a PF para intimidá-lo

Psolista diz que pressão política acontece para tentar eleger o candidato apoiado pelo presidente, Celso Russomanno

O psolista Guilherme Boulos, candidato à Prefeitura de São Paulo nas eleições deste ano, declarou em entrevista à Carta Capital, nesta segunda-feira (28), que o presidente Jair Bolsonaro estaria se utilizando da Polícia Federal (PF) para intimidá-lo e, assim, fazer pressão política que ajudaria a eleger o candidato Celso Russomanno (Republicanos), apoiado pelo presidente. A iniciativa faria parte da proposta de “varrer a esquerda da política”, já que Boulos é o candidato esquerdista mais forte na cidade.

“Bolsonaro está usando a PF para me intimidar e eleger Russomanno. Isso mostra que eles têm medo da nossa candidatura, porque ela é a que tem mais chances de ir ao segundo turno e derrotar o Bolsodoria em São Paulo. Nós não temos medo nem rabo preso”, disse Boulos.

A PF procurou os advogados do candidato socialista na última sexta-feira (25), para intimá-lo a prestar esclarecimentos sobre críticas feitas a Jair Bolsonaro em suas redes sociais. Alexandre Pacheco Martins, um dos advogados que representa Boulos, voa até Brasília ainda hoje para tratar da situação. A investigação acontece no âmbito de um inquérito aberto no Departamento de Inteligência Policial (DIP). 

Guilherme Boulos aparece em 3º lugar nas pesquisas, atrás apenas de Bruno Covas (PSBD) e Russomano. O coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) é o nome mais forte da esquerda na capital paulista.

Apoio a Celso Russomanno

Nos bastidores, a palavra é que Bolsonaro pressionou o deputado federal Celso Russomanno a candidatar-se à Prefeitura de São Paulo, como resposta à aliança de tucanos e integrantes do DEM com o MDB. O presidente, que até agosto declarou pelas redes sociais que não se envolveria nas campanhas municipais, nem apoiaria qualquer candidato, mudou de estratégia assim que a oposição uniu forças.

O apoio aconteceu a partir da confirmação do nome do vereador Ricardo Nunes, do MDB, para ocupar a vice na chapa do prefeito de São Paulo e candidato à reeleição, Bruno Covas (PSDB).

Russomano já concorreu em 2012 e 2016, mas não chegou ao segundo turno. Com o apoio presidencial e também das redes bolsonaristas na internet, mostra-se confiante de uma mudança de cenário.