Política

Ministro se desculpa por falas consideradas homofóbicas

Em nota, Milton Ribeiro, que comanda o MEC, atacou o jornal O Estado de São Paulo

Após afirmar, em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, que adolescentes homossexuais são frutos de “famílias desajustadas”, o atual ministro da Educação do governo Bolsonaro, Milton Ribeiro, fez um ataque à publicação alegando que sua fala foi “interpretada de modo descontextualizado”.

Através de uma nota de esclarecimento enviada à imprensa por meio do e-mail oficial do Ministério da Educação (MEC), o ministro, que também é pastor e poderá responder a um inquérito por homofobia devido à afirmação, alega que não pretendia agir de forma preconceituosa. 

“Jamais pretendi discriminar ou incentivar qualquer forma de discriminação em razão de orientação sexual. Ademais, trechos da fala, retirados de seu contexto e com omissões parciais, passaram a ser reproduzidos nas mídias sociais, agravando interpretação equivocada e modificando o real sentido daquilo que se pretendeu expressar”, afirmou o ministro por meio da nota. 

Ao final do texto, Ribeiro pediu desculpas. “Por fim, nesta oportunidade, diante de meus valores cristãos, registro minhas sinceras desculpas àqueles que se sentiram ofendidos e afirmo meu respeito a todo cidadão brasileiro, qual seja sua orientação sexual, posição política ou religiosa.” Confira a nota na íntegra: 

"Nota de esclarecimento

Quanto à reportagem veiculada no jornal “O Estado de São Paulo”, venho esclarecer que minha fala foi interpretada de modo descontextualizado.

Jamais pretendi discriminar ou incentivar qualquer forma de discriminação em razão de orientação sexual.

Ademais, trechos da fala, retirados de seu contexto e com omissões parciais, passaram a ser reproduzidos nas mídias sociais, agravando interpretação equivocada e modificando o real sentido daquilo que se pretendeu expressar.

Por fim, nesta oportunidade, diante de meus valores cristãos, registro minhas sinceras desculpas àqueles que se sentiram ofendidos e afirmo meu respeito a todo cidadão brasileiro, qual seja sua orientação sexual, posição política ou religiosa.

MILTON RIBEIRO

MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO"