Cinema

Situação da Ancine é debatida em Audiência Pública

Com participação de produtora da Bahia

Setor mais bem estruturado da economia criativa, o audiovisual brasileiro corresponde a 1,67% do PIB do país e adiciona mais de 20 bilhões de reais por ano à economia com geração de mais de 300 mil empregos diretos e indiretos, segundo dados do Sebrae e do Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual (OCA).

Estagnado desde o início da pandemia, sofrendo com o fechamento de espaços culturais e com cancelamentos de diversas produções, o setor carece de políticas emergenciais de contenção de impactos e reestruturação. Uma audiência pública, convocada pela Câmara dos Deputados para segunda-feira (21), às 10h, vai esclarecer e debater a situação atual da indústria audiovisual e os processos no Fundo Setorial Audiovisual (FSA) e na Agência Nacional do Cinema (Ancine).

Entre os convidados, a Bahia marca presença com a participação da representante da Conexão Audiovisual Centro-Oeste, Norte e Nordeste (Conne) e sócia do grupo baiano Têm Dendê, Vânia Lima.

“A situação do audiovisual brasileiro é de urgência. Temos uma paralisia em recursos já contemplados, e uma indefinição sobre a aplicação daquilo que já foi aprovado. Mas além da sobrevivência das empresas e projetos, estamos com o futuro em constante ameaça, quando adiamos a regulação do VOD ou ameaçamos a Lei do SeAC. Essa audiência é mais uma tentativa de frear o retrocesso atual”, destaca sobre o debate.

A audiência, que acontecerá virtualmente e pode ser acompanhada ao vivo pelo canal oficial da Câmara dos Deputados no YouTube youtube.com/CâmaradosDeputadosoficial/, tem presenças confirmadas de: Julio Worcman, Fundador Presidente da TV Curta!; Marcio Yatsuda, produtor da Brasil Audiovisual Independente - BRAVI; Leonardo Edde, do Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual – SICAV. Entre as presenças que aguardam confirmação estão o Ministro do Turismo Marcelo Álvaro Antonio; o Procurador da República Sergio Gardenghi Suiama; representante do Ministério Público Federal do Rio de Janeiro; Diretor-Presidente Substituto da Ancine Alex Braga Muniz; Diretor-Presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul - BRDE Luiz Corrêa Noronha e de Sonia Teresa Santana, do Sindcine.