Livros

Izabella Camargo lança livro sobre as percepções do tempo

Em Dá um Tempo!, a jornalista reflete e discorre sobre como encontrar tempo para si mesmo em um mundo express

"O tempo que nos adoece é também o que nos cura. Um estreito limiar estabelece a divisa. Duas fronteiras que nos habitam, por onde diariamente partimos em busca do que escolhemos viver. Este livro é um delicado mosaico acerca das ambiguidades que enfrentamos. Sim, nada nos torna mais ambíguos do que o tempo. Ele nos mata, mas também pode nos devolver o sopro, a aventura de sermos novos de novo." - Pe. Fábio de Melo

Diante de um assunto que chegava aos seus ouvidos por diversas formas, a jornalista Izabella Camargo passou a refletir e investigar sobre um tema fundamental: o que estamos fazendo com o nosso tempo? A partir desta pergunta, Izabella - que precisou tirar o pé do acelerador e pisar no freio ao ser diagnosticada com a síndrome de burnout - escreveu Dá um tempo!, publicado pela Principium.

Em três anos investigando o assunto, a jornalista percebeu transformações em diversas áreas que nos levaram a viver em um mundo mais rápido. Neste livro, com texto de apresentação de Mario Sergio Cortella, Izabella reúne percepções de mais de cem entrevistados, desde personalidades como Fernanda Montenegro, Pe. Fábio de Melo e Nelson Motta a professores, formadores de opinião e especialistas no assunto.

"Desde que os relógios e calendários começaram a fragmentar o tempo da natureza, as inquietações e necessidades de compreensão sobre a diferença do tempo natural e mecanico foram aumentando ao longo dos anos. Hoje estamos correndo e acelerando mais, adoecendo mais e contemplando menos, justamente quando a expectativa de vida está aumentando. Com este livro convido os leitores a ir de encontro a uma vida que vale a pena ser vivida e ter o tempo sempre a seu favor", comenta a autora que nos conduz a reflexões verdadeiramente transformadoras.

Izabella traz histórias de pessoas que tiveram suas vidas transformadas após mudarem a maneira como encaram a passagem do tempo. E, também, oferece elementos para que qualquer pessoa possa ditar o ritmo da própria agenda. Dá um tempo! é um livro para compreendermos um assunto urgente: a relação que temos com o transcorrer do tempo. E, a partir disso, aproveitar melhor a vida e os instantes que temos.

"O tempo sobre o qual Izabella propõe uma reflexão não é o tempo do relógio, linear e inflexível, e sim o tempo relativo e inerente a cada ser humano. Sob essa visão, o tempo não passa, nós é que passamos sobre ele, numa eterna caminhada rumo ao nosso aprimoramento existencial. Sou muito grata por beber na fonte dessas reflexões." - Dra. Ana Beatriz Barbosa Silva