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Brasileira participa de campanha da OMS sobre prevenção da Covid

Uma das selecionadas foi a brasileira Marina Procházka, que produziu uma peça gráfica em torno da palavra "Juntos"

Peças criativas que farão parte das campanhas de saúde pública da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) foram selecionadas por um júri no hackathon internacional “Hackeie a crise 2020: imagens contra a Covid-19”.

Especialistas em design gráfico e artistas visuais que organizaram a sessão de dois dias para a criação dos materiais escolheram 10 imagens que ajudarão a alcançar o público com mensagens sobre prevenção da infecção por coronavírus.


 

Artistas de dez países latino-americanos focaram em três desafios: prevenir a Covid-19; combater a desinformação e os mitos sobre o vírus; e promover a saúde mental durante a pandemia.

Uma das selecionadas foi a brasileira Marina Procházka, que produziu uma peça gráfica em torno da palavra “Juntos”.

“Nesse período de pandemia, o que mais tem afetado a minha saúde mental é a solidão. Acredito ser muito importante reforçar o quanto precisamos utilizar a tecnologia a nosso favor para evitarmos estarmos mentalmente isolados”, escreveu na descrição de seu projeto.

“Redes sociais, videochamadas e telefonemas com as pessoas que amamos devem estar presentes na nossa rotina para que possamos conversar, rir e dividir nossas vivências sem nos sentir sozinhos e deixados de lado. Somos amados.”

Marcos Espinal, diretor do Departamento de Doenças Transmissíveis da OPAS, deu início ao evento com uma descrição da situação da Covid-19 na América Latina e falou sobre a necessidade de informações claras.

“Se não envolvermos a comunidade, a sociedade civil e artistas como vocês, não estaremos fazendo nosso trabalho integralmente. Educar as pessoas sobre a Covid-19 não é apenas dever dos funcionários de saúde pública, é responsabilidade de todos”, disse.

A iniciativa nasceu de uma colaboração entre o IMPAQTO, laboratório de inovação social e rede de coworking; a NEXUS, rede de jovens filantropos; e a fundação PVBLIC. As três instituições compreenderam os desafios da OPAS/OMS na região.

“Grande parte da prevenção do contágio da Covid-19 depende dos hábitos e comportamentos dos latino-americanos. Portanto, há uma necessidade clara de campanhas de prevenção que tenham relevância cultural e falem com as pessoas com referência às suas experiências locais”, afirmou Rachel Gerrol, cofundadora e CEO da NEXUS.

“Fiquei profundamente inspirada por ver tantos artistas em toda a região se unindo para doar seu tempo e talento a serviço da humanidade e prevenir a propagação perigosa de desinformação em torno da Covid-19. Sua arte e seus esforços salvarão vidas, e não há objetivo mais importante”, acrescentou.

“Vimos o enorme desafio que a OPAS está enfrentando e enxergamos a oportunidade de conectar dois mundos que raramente se comunicam: burocracia internacional e criativos”, disse Michelle Arevalo-Carpenter, CEO da IMPAQTO, uma das instituições organizadoras do hackaton.

“As imagens que são culturalmente relevantes e ressoam no nível local são as mais importantes. Precisamos criar conexões valiosas baseadas na confiança com as pessoas e audiências nacionais”, disse Gilles Collette, assessor de comunicação corporativa da OPAS.

“O envolvimento de talentos multifacetados dos setores de design e comunicação visual pode ajudar efetivamente a preencher a lacuna de conhecimento sobre a Covid-19 e expandir o acesso a soluções pertinentes para salvar vidas.”