Livros

Escritora baiana Vanessa Brunt lança 'Não precisa ser Assim'

Livro reúne frases e textos que ressignificam o amor, a vida profissional e o autoconhecimento

Foto: Divulgação
Literatura
A obra já está disponível no site da Amazon

Esqueça tudo o que você já ouviu falar sobre amor-próprio, liberdade, amadurecimento, humildade, censura, independência, empatia, humilhação, esperteza, realidade, tropeços, intensidade, relacionamento saudável e diversos outros termos. A autora Vanessa Brunt, que acumula títulos como Depois Daquilo, Ir Também é Ficar e Entre Chaves na carreira, agora volta a ressignificar palavras e ideias no seu nono livro, intitulado Não Precisa Ser Assim – feito para as suas (des)construções.

A obra, que já está disponível no site da Amazon e em outras livrarias, é ideal para quem busca leituras dinâmicas e páginas que deixam aquela vontade de tirar boas fotos para o Instagram. O conteúdo, acalentador para tempos de isolamento social, mistura frases (aforismos) soltas pelas páginas e textos curtos que trazem críticas aos entendimentos e às práticas sociais, exibindo novas formas de compreender e lidar com o que é pregado sobre vidas amorosas, profissionais (com inspirações para empreendedores) e autoconhecimento.

No livro estão presentes frases como: "O impossível é um emaranhado de pequenos possíveis."; "Crescer é também não seguir, enfrente."; "É na rachadura que mora a luz e o segredo."; "Tropeçamos é nas pequenas pedras. Montanha a gente escala."; "Os sensíveis são os novos rebeldes."; "A vulnerabilidade só afasta quem é cheio de muros e quem é cheio de muros não enxerga nada direito."; e "Quando a gente aprende a respirar, a gente vira ar e só aceita ficar onde estamos em todo lugar".

São três capítulos, cada um sobre etapas diferentes do viver. O primeiro retrata as chegadas, os inícios de relações e de novas fases; o segundo trata do que já tem raiz, dos meios dos relacionamentos e de desenvolvimentos diversos; por fim, o terceiro aborda os cortes e as despedidas necessárias para que sigamos em frente. Tudo isso sem perder as brincadeiras com a língua portuguesa de Vanessa Brunt, que voltam a quebrar palavras e criam novos sentidos com analogias, metáforas e paralelos.

Cada uma das 420 páginas faz um ode "a todos os que já ouviram que estão exagerando e que sabem, no fundo, que exagerar, nesses casos, é não estar cabendo – e quem não está cabendo é porque cresceu", como afirma Brunt, que ganhou destaque na web principalmente por conta das suas frases e é também jornalista, colunista do jornal Correio, influenciadora e blogueira no Sem Quases (www.semquases.com). 

Não Precisa Ser Assim é o terceiro título solo de Vanessa Brunt e o nono livro da carreira. A obra, que custa R$ 49,90, é distribuída pela UmLivro, sendo uma edição independente. Mais informações podem ser adquiridas através do Instagram da autora: instagram.com/vanessabrunt (@vanessabrunt).

Não Precisa Ser Assim
Valor do livro
: R$ 49,90 (420 páginas)
Onde adquirir: Amazon e outros marketplaces