Educação / Livros

Sistema de ensino disponibiliza 500 livros digitais gratuitamente

Acervo digital pretende estimular a leitura em todo o país

Por meio de uma parceria com a Árvore Livros, o Sistema Positivo de Ensino passa a disponibilizar gratuitamente 500 livros digitais para todos os professores e estudantes, da Educação Infantil ao Ensino Médio, das mais de 1.800 escolas conveniadas em todo o país. O objetivo é estimular a leitura durante e após a pandemia.

"Este período de isolamento social pode ser precioso para o início de uma relação mais próxima e duradoura com os livros", afirma a diretora pedagógica do Sistema Positivo de Ensino, Acedriana Vogel.

Segundo ela, o contato com livros, seja escutando histórias contadas por adultos ou lendo por si próprio, tem um potencial enorme de estímulo às funções executivas e para a aquisição da linguagem e escrita em crianças e adolescentes. "Cientes do poder real que os livros possuem no desenvolvimento de um indivíduo, desde a infância até a fase adulta, pais e educadores devem estimular ao máximo a leitura para filhos e alunos.

E neste período de quarentena, com as aulas presenciais suspensas, ler pode ajudar a combater o ócio, o desânimo e o excesso de exposição às telas. A leitura pode ser uma janela que se abre para infinitas possibilidades e viagens nesse momento de tantas limitações e restrições", ressalta a diretora.

O anúncio da parceria do Sistema Positivo de Ensino com a Árvore Livros foi feito na última quinta-feira, por meio de uma live que contou com a presença dos autores e ilustradores Marilda Castanha e Nelson Cruz, além da contadora de histórias Flávia Scherner, do canal de contação de histórias infantis Fafá conta.

Com a parceria, mais de 480 mil alunos e 44 mil professores de escolas conveniadas terão acesso aos livros digitais para ler onde e quando quiser, além de outros recursos disponíveis na plataforma, como ferramenta de indicações, trilhas de leitura, relatórios que acompanham o progresso dos alunos e concursos literários. 

As obras são catalogadas na plataforma de acordo com o ano escolar do aluno, permitindo que cada um acesse somente os títulos destinados à sua faixa etária. Outro recurso disponível na plataforma é a Banca, onde alunos e professores terão acesso a jornais e revistas de todo o mundo.