Palco

40rentona na 40rentena pode ser visto ao vivo no Teatro Gamboa

Atriz e persona se encontram numa aventura mítica inspirada pela deusa japonesa Uzume

Foto: Divulgação
Teatro
Andrea Elia

A atriz Andrea Elia encarna a “40tona na 40tena” e sobe ao palco do Teatro Gamboa nos dias 26/09, às 19h e 27/09, às 17h, para apresentações ao vivo pelo Gamboa Online Teatro ao Vivo, através do site www.teatrogamboaonline.com.br. Os ingressos custam R$ 20, 00  e R$ 10,00 e estão à venda no próprio site do teatro.  A classificação etária é 14 anos.

“A 40tona na 40tena” marca a estreia de um texto inédito da atriz Andréa Elia que com 30 anos de carreira, respondeu criativamente a crise pandêmica lançando nas redes sociais uma personagem de si mesma: A 40tona na 40tena, protagonista de cerca de 23 videos autorais com alcance de 9.500 (nove mil e quinhentas) visualizações.

Provocada pela projeção virtual a atriz, ainda estreante na linguagem tecnológica, potencializa os deslocamentos criativos da 40tona dando voz agora à  personagem no palco da 40tena, pelo projeto Gamboa Online . 

Lá, atriz e persona se encontram numa aventura mítica inspirada pela deusa japonesa Uzume, que ao realizar uma dança ousada e irreverente, provoca gargallhadas dos deuses, libertando sua irmã que encontrava-se triste e recolhida numa caverna. A dança de Uzume marca o movimento criativo da atriz que ao romper os aparentes limites do isolamento fisico liberta a 40tona, que expõe com seu humor catártico temores coletivos, provocando risos e reflexões.

Os diálogos entre essas personas refletem opostos: sofrimento e prazer, morte e vida, alegria e dor, promovendo temas como auto julgamento, transitoriedade, adaptabilidade, pertencimento e libertação.

Sobre Andréa Elia - Bacharela em Direito pela Universidade Católica do Salvador, em 1986, Andréa Elia fez do Teatro a sua real tribuna. É uma empreendedora das Artes Cênicas, atuando há 30 anos como atriz, professora e diretora teatral.  

Vencedora do Prêmio Braskem de Teatro, na categoria melhor atriz em 2010 pelo espetáculo “As Velhas” de Luiz Marfuz. Em 1995 foi vencedora do Concurso Melhor de 3 do Faustão, valendo um contrato com a Rede Globo. Sua atuação se consolidou fora de Salvador com o espetáculo Divinas Palavras, um grande marco nos Festivais de Curitiba, Londrina, São Paulo e Recife.

Ganhou projeção internacional atuando no espetáculo Kaô, que representou a Bahia em Moscou, Espanha e Portugal em 2001. Em 2010 celebrou 30 anos de carreira com o monólogo “A Caixa Não é de Pandora” com apresentações nos Festivais de Porto Alegre e Recife.  

Interpretou Maria Madalena na Paixão de Cristo por 05 anos consecutivos, sob direção de Paulo Dourado. Há vinte anos vem ministrando aulas para a formação em Teatro no Villa Campus de Educação, Acbeu e há dez anos no Grupo LM para o desenvolvimento pessoal de seus funcionários.

Desde o decreto do isolamento do Covid -19, Andrea Elia tem se projetado nas redes sociais com a personagem a “40tona na 40tena”, escrevendo, atuando e produzindo videos tematicos que partem do conceito do riso mítico libertador, objeto de pesquisa de sua formação atual como terapeuta junguiana, pelo Instituto Junguiano da Bahia.