Mundo / Política

Israel anuncia acordo diplomático com Bahrein

Presidente dos EUA, Donald Trump, publicou decisão no Twitter

Foto: Agência Ansa/Reprodução
Benjamin Netanyahu
Benjamin Netanyahu fez declaração em mensagem de vídeo

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, anunciou nesta sexta-feira (11) que firmou um acordo de normalização total das relações diplomáticas com Bahrein.

"Estou animado para informar que chegamos a outro acordo de paz com outro Estado árabe, o Bahrein", declarou o premier em uma mensagem de vídeo para os cidadãos israelenses.

O entendimento entre as duas partes foi promovido pelo governo dos Estados Unidos, conforme revelou o presidente americano, Donald Trump, em sua conta no Twitter.

"Outro marco histórico hoje! Nossos dois grandes amigos Israel e o Reino do Bahrein chegaram a um acordo de paz - o segundo país árabe a fazer as pazes com Israel em 30 dias", escreveu o republicano.

Este é o quarto país árabe, depois do Egito, Jordânia e Emirados Árabes, a chegar a um acordo diplomático com Israel.

Trump também compartilhou um comunicado conjunto dos três países envolvidos no processo, no qual asseguram que a medida "contribui para a paz no Oriente Médio".

"Abrir um diálogo direto e formar laços entre essas duas sociedades dinâmicas com economias avançadas para continuar a transformação do Oriente Médio e aumentar a estabilidade, segurança e prosperidade na região", afirma o texto.

Netanyahu, por sua vez, explicou que o tratado traz "uma nova era de paz". "Por muitos anos investimos esforços na paz e agora a paz vai investir em nós. Isso trará grandes investimentos na economia de Israel, e isso é muito importante".

O Bahrein concordou em formalizar o acordo com o governo israelense durante uma cerimônia em 15 de setembro na Casa Branca, onde os Emirados Árabes Unidos também vão assinar seu acordo com Israel, anunciado no mês passado.