Televisão

Confira os destaques da programação da TV Brasil para domingo

Estreia a animação francesa "Michel Strogoff" baseada na obra de Júlio Verne

Foto: TV Brasil
TV
A animação francesa Michel Strogoff

Inspirada no romance homônimo do escritor Júlio Verne, a animação francesa "Michel Strogoff" (2004) estreia na programação da TV Brasil neste domingo (13), às 14h, na faixa Sessão Família. O filme revela a épica odisseia do capitão Michel Strogoff em uma missão secreta pelo interior da Rússia.

Ameaçada por uma invasão tártara no século XIX, a Rússia continental é separada de seu território no extremo oriente. Isolado e cercado na Sibéria, o irmão do Czar lidera a última resistência com suas tropas.

O Czar confia ao capitão Michel Strogoff a missão de entregar uma mensagem vital a seu irmão, na Sibéria. Com valentia, ele deve cruzar todo o império para levar essa carta enquanto é perseguido por um traidor cooptado pelos tártaros.

Disfarçado de comerciante, o corajoso oficial faz uma longa e perigosa jornada por todo o país ao percorrer os confins da Rússia. As façanhas do homem encarregado de salvar a nação tem um dos ápices no encontro do mensageiro com a jovem Nádia, uma mulher obstinada que pode mudar suas prioridades.

A animação francesa retrata os bailes imperiais com valsas de Strauss, as melodias populares cantadas pelos barqueiros do rio Volga, as canções melancólicas dos cocheiros que cruzavam as áridas estepes da Ásia Central, as danças folclóricas e as composições românticas da Balalaika.

Escrita em 1876, a obra original de Júlio Verne tem uma narrativa inquietante fiel a eventos históricos. Com milhares de edições e reconhecimentos, o clássico "Michel Strogoff" redigido pelo autor francês traz grandes aventuras que foram adaptadas dezenas de vezes para produções do cinema e da televisão.

Documentário "Olhando para as Estrelas" estreia neste domingo 

A TV Brasil lança o documentário "Olhando para as Estrelas" (2017) na faixa Cine Nacional deste domingo (13), às 16h. Reconhecido com diversos prêmios, o longa-metragem dirigido por Alexandre Peralta destaca o trabalho da única escola de balé para cegos do mundo ao acompanhar o cotidiano, os desafios e as conquistas de uma aluna e uma professora.

A produção traça um panorama sobre esse trabalho ao retratar duas dançarinas que se envolvem de corpo e alma no projeto da companhia de balé Associação Fernanda Bianchini, localizada em São Paulo. O filme mostra Geyza, professora e primeira bailarina do grupo, que estava se preparando para casar, e Thalia, uma de suas alunas adolescentes, que lida com todas as mudanças de sua idade. 

A deficiência visual não é empecilho para as jovens que compartilham com outras meninas da companhia a paixão pela dança e o sonho de uma carreira artística como bailarinas. Cientes das dificuldades nessa árdua trajetória, elas desenvolvem a autoestima e o conhecimento mútuo com muita dedicação e harmonia.

Ambas demonstram determinação em ultrapassar obstáculos com sorriso e apoio familiar que não as vitimiza. Vaidosas, as personagens do longa desejam conquistar o melhor para si mesmas. A produção mostra esse amadurecimento gradual das bailarinas em busca de suas vocações.

Com leves movimentos de câmera, que podem se associar aos passos da dança, trilha sonora suava e uma montagem que se destaca pela sensibilidade, o documentário tem narração em off que propicia ao telespectador uma aproximação com a causa.

O filme "Olhando para as Estrelas" foi laureado com o prêmio de melhor documentário da HBO/NALIP (Associação de Produtores Latinos) e o prêmio da diversidade no Bentonville Film Festival. O longa-metragem ainda participou de eventos internacionais temáticos e de grandes festivais como o de Los Angeles e a Mostra Internacional de Cinema.

Série documental da TV Brasil mostra Região dos Lagos do Rio de Janeiro 

Programa Brasil Sobre Duas Rodas revela belezas naturais em percurso que acompanha Mata Atlântica

As maravilhas naturais da Região dos Lagos do Rio de Janeiro são atrações do episódio inédito da série Brasil Sobre Duas Rodas, produção documental que viaja pelo litoral do estado fluminense para mostrar paisagens incríveis neste domingo (13), às 10h, na TV Brasil.

A aventura parte de Saquarema em direção a Itaipuaçu com paradas pelo caminho em Jaconé, Ponta Negra e Maricá. A distância total é de setenta e cinco quilômetros que pode ser percorrida em uma hora e cinquenta minutos.

O roteiro da viagem contempla lugares históricos e picos consagrados para a prática do surfe, sempre em companhia de paisagens magníficas e natureza preservada com espécies da fauna e flora típicas da Mata Atlântica.

A menos de cinquenta quilômetros da capital, o município do Rio de Janeiro, a Região dos Lagos preserva a exuberância da natureza com belas lagoas e praias. Contemplar tamanho encanto e sentir-se fazendo parte do ambiente, só mesmo na garupa de uma moto.

Disponível no aplicativo TV Brasil Play, essa edição do programa acompanha um piloto apaixonado pelo litoral fluminense. A produção destaca a jornada do tatuador e motociclista Fábio Dias que leva a câmera da série documental Brasil Sobre Duas Rodas para conhecer as curiosidades dessa orla.

Com mais de 35 anos de estrada e atuações marcantes no papel de personagens que fizeram história na televisão, cinema e teatro, a atriz Julia Lemmertz participa da série Atos neste domingo (13), às 23h30, na TV Brasil.

Produzida pela emissora pública em parceria com a Casa das Artes de Laranjeiras (CAL), onde é gravada, a atração propõe um bate-papo informal da convidada com estudantes de dramaturgia sobre os bastidores da profissão.

Entre os assuntos que Julia comenta estão os desafios do fazer artístico e a importância do teatro como um local de reflexão. Também aborda seus sonhos e medos. A atriz é seguida pela escuta e olhar curiosos dos alunos com questionamentos categóricos e subjetivos sobre a passional arte de atuar.

"Eu prefiro uma boa história. Se ela for real ou ficção não importa. Tem muita história real que parece ficção. Você tem que acreditar que o que você quer falar merece ser dito e compartilhado", reflete a artista.

No decorrer do programa, entre uma pergunta e uma performance, Julia se junta ao grupo para fazer exercícios de voz que ativam a carga emocional antes de entrar em cena.

A experiente atriz sugere referências como os filmes dirigidos pelo ator e cineasta norte-americano John Cassavetes. "É muito interessante porque é cinema e teatro também. Ele faz sempre os filmes com os mesmos atores. Parece tudo improvisado, mas é escrito e ele faz soar como improviso."

A convidada destaca a importância do constante aprendizado para o processo de construção do personagem. "Assistam tudo que vocês puderem, inclusive aquilo que, às vezes, vocês acham que nem gostam. Isso ajuda a desenvolver um olhar crítico. Ouça música", recomenda.

Família e homenagem

No quadro de Atos em que os entrevistados devem rememorar uma personalidade que influenciou a trajetória e foi importante na carreira, a atriz recorda a importância de seus familiares.

"Muita gente me inspirou e influenciou desde o meu pai e minha mãe. A gente tem uma família de atores", conta Julia que é filha dos atores Lineu Dias e Lílian Lemmertz.

A convidada de Atos explica a escolha da homenagem ao veterano ator Edney Giovenazzi. "O tio estava comigo nos momentos em que eu precisava de uma ajuda: quando minha mãe morreu, na época em que fui estudar fora, ao alugar meu primeiro apartamento", elenca.

Julia ressalta as qualidades do artista e recorda os trabalhos que fizeram juntos. "Homem lindo, livre, amoroso, generoso. Fala que eu sou como uma filha para ele. E eu digo que sou uma filha para ele. Nós nos escolhemos nessa vida", emociona-se ao lembrar que atuaram juntos nas peças "Molly Sweeney - um rastro de luz" (2006) e "Maria Stuart" (2009).

Sonhos e medos

Um dos destaques da entrevista é o momento em que Julia Lemmertz revela um sonho não realizado. "O meu grande sonho que eu não achei que era para mim... Eu queria dançar. Na infância, fui a todos os balés que você pode imaginar. Mas eu nunca tive coragem, pois eu tinha certeza que não ia ser boa o suficiente", afirma.

Ao refletir sobre a vida, a artista declara ter poucos medos. "Sou uma pessoa que tendo a ser mais positiva, mas eu tenho filhos e neto. Tenho medo desse mundo que a gente está vivendo. Tenho medo do que vai ser dele, do que ele vai conseguir fazer e como ele vai viver."

Para completar, Julia Lemmertz é homenageada pelos alunos-atores que interpretam uma cena da peça "Maria Stuart", de Friedrich Schiller, na qual a atriz viveu a personagem-título e foi dirigida por Antonio Gilberto. Ela comenta o desempenho dos estudantes de interpretação.

No final dessa edição da série, a atriz conta uma história que os espectadores não sabem se é verdadeira ou falsa. Ela recorda de um episódio na infância que foi acompanhar a mãe em um set de filmagem e acabou a substituindo em uma cena que se desenvolvia em um lago.

A resposta se a situação relatada por Julia é verídica ou fictícia está em um vídeo publicado na página do programa no site da TV Brasil após a exibição do primeiro episódio de Atos. O conteúdo está disponível em http://tvbrasil.ebc.com.br/atos.