Livros

Confira as obras contempladas na segunda edição do Selo João Ubaldo Ribeiro 

Cerca de 300 bibliotecas das escolas municipais receberão os exemplares

A Fundação Gregório de Mattos (FGM) publicou, no Diário Oficial do Município (DOM), o resultado da etapa de avaliação e seleção do Selo João Ubaldo Ribeiro - Ano III (edital 008/2019). O edital é promovido pela FGM, vinculada à Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), com o objetivo de fomentar, promover e difundir a produção artístico-cultural na capital baiana. 

Dentre 112 títulos inscritos, foram selecionadas oito obras distribuídas nas seguintes categorias: Romance, com o título “As fotos roubadas", do autor Breno Fernandes Pereira; Poesia, com o livro "Soprando o Vento", de Tiago Dias Oliveira; Literatura Infantil, com a obra "História do bicho-folhagem", de Stael Mamed; Dramaturgia, com "Alimentando as feras", de Aicha Marques, e "A travessia do grão profundo", de Paulo Atto Batista dos Santos; Crônica, com "Fuxico, resenha, mexerico nas esquinas e buzús de Salvador", de Daiana Soares de Oliveira; Conto, com "Sobre quatro patas há um lugar seguro", de Maria Aruane Santos; e Livre, com "Efemêrides", de Márcia Fonseca Monteiro de Campos. 

O prazo para que o autor ou representante legal apresente recurso nessa etapa é de três dias. O contato deve ser efetuado através do email seloano3 @ salvador. ba. gov. br. Após a finalização deste prazo de contestação, a Comissão de Avaliação e Seleção, nomeada pela FGM, responderá aos recursos através de publicação no Diário Oficial do Município em até cinco dias. 

Cerca de 300 bibliotecas das escolas municipais receberão os exemplares contemplados pelo selo. As obras serão enviadas também para os demais estados brasileiros e para bibliotecas públicas baianas, para a Academia de Letras da Bahia, o Gabinete Português de Leitura e as embaixadas dos países lusófonos. A conclusão de todo o processo, com impressão e início da distribuição, está previsto para janeiro de 2021.