Televisão

Programa mostra as curiosidades do umbuzeiro (árvore sagrada dos sertão)

Na TVE Bahia

Foto: Divulgação
TV
Umbuzeiro

Neste sábado (12), o Rural Produtivo da TVE vai falar sobre a árvore sagrada do sertão, o umbuzeiro, e suas curiosidades. O programa vai mostrar também o cultivo do umbu e seus derivados como geleias, cervejas e picolés que movimentam a economia do estado, e a receita da semana é a famosa umbuzada que vira uma sobremesa de sabor agridoce. A exibição é às 14h, com horário alternativo na segunda-feira (14), às 6h30, e na quinta-feira (17), às 20h.

Frondosa e frutífera, com raízes onde se sobressaem “batatas” que acumulam litros e mais litros de água precipitada da chuva, essa espécie de planta mistura histórias de resistência e convivência com o semiárido, ao ponto do escritor Euclides da Cunha descrevê-la como “Árvore sagrada do sertão”. Além de ser a árvore símbolo do sertão da Bahia, o umbuzeiro é uma planta protegida por uma lei que impede seu corte.

Um pé de umbuzeiro produz, em média, de 80 kg a 300 kg de frutos por safra. A Bahia produz quase 6 mil toneladas ao ano da fruta e seu extrativismo proporciona renda para milhares de famílias. O mercado para o umbu está crescendo e ficando diversificado, exemplo disso é a Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc) que articula uma rede de pequenas fábricas de processamento de frutos de umbu e produz geleias, doces, picolés, sorvetes e até cerveja artesanal.

Neste episódio do programa, vamos conhecer a receita de “umbusada” de copo, uma vitamina famosa na região, mas que foi incrementada com leite condensado, leite em pó, gelatina e o suco de umbu e virou uma sobremesa.