Cinema

Confira os filmes da 9ª Mostra Ecofalante de Cinema

A 9ª Mostra Ecofalante de Cinema, que acontece até 20 de setembro de forma totalmente online e gratuita, traz 98 filmes de 24 países, além de 8 debates com convidados especiais e entrevistas exclusivas com diretores. 

Nesta sexta-feira (11/09) às 15h, estreia no Panorama Internacional Contemporâneo “Memórias do Oriente” (Finlândia), de Niklas Kullström e Marti Kaartinen, um surpreendente filme de viagem no Extremo Oriente, na Mongólia e no Japão atuais. Eleito como melhor documentário no Festival de Monterrey, ele recupera a história das viagens do linguista e diplomata finlandês G. J. Ramstedt ao velho mundo das crenças e tradições do final do século 19, um mundo hoje substituído por ideologias e pela economia de mercado. O filme ficará disponível por três dias na plataforma.

Já “Exodus” e “Sufocado” voltam para mais dois dias de exibição. O iraniano “Exodus” é dirigido por Bahman Kiarostami (filho do cineasta Abbas Kiarostami) e tem a canção homônima de Bob Marley na trilha sonora. O filme observa um centro de migração em Teerã, onde passam milhares de imigrantes ilegais que saem do país. O emocionante “Sufocado” (Bélgica) acompanha a busca de seu diretor, Daniel Lambo, para descobrir a verdade sobre a perigosa indústria do amianto, que vitimou seu pai e muitos outros em sua aldeia na região de Flandres.

Neste dia, o filme “Bebês do Futuro”, de Maria Arlamovsky, fica disponível até às 15h.

No sábado (12/09), às 15h, os filmes “Ouro da Morte” e “Triste Oceano” voltam para mais dois dias de exibição. Selecionado para o festival Hot Docs e premiado em eventos internacionais, o longa sul-africano “Ouro da Morte”, de Catherine Meyburgh e Richard Pakleppa, retrata como comunidades de mineração da África do Sul enfrentam grave pobreza e a maior epidemia mundial de silicose e tuberculose causada pela exposição ao pó de sílica. O verdadeiro custo da riqueza daquele país é revelado pela justaposição das histórias atuais dos garimpeiros com material de arquivo como documentários industriais e filmes de propaganda. Já a produção australiana “Triste Oceano”, de Karina Holden, foi destaque no reputado festival socioambiental Planet in Focus, do Canadá, ao alertar que metade de toda a vida marinha foi perdida nos últimos 40 anos e que em 2050 haverá mais plástico do que peixes nos mares. O documentário também estará disponível em Libras.

O domingo (13/09) conta com dois filmes da temática Emergência Climática que voltam para mais dois dias de exibição a partir das 15h. Obra do diretor indicado aos Emmy Awards Zach Toombs, “A Nova Era do Petróleo” (EUA) traz jornalistas investigativos, cientistas e cidadãos analisando as conseqüências de um novo boom norte-americano de combustíveis fósseis. “A Era das Consequências” (EUA) investiga, pelas lentes da Segurança Nacional norte-americana, os impactos das mudanças climáticas em conflitos ao redor do mundo, revelando como a escassez de água e alimentos, a seca, as condições climáticas extremas e a elevação do nível do mar funcionam como “catalisadores de conflitos”. O filme é assinado por Jared P. Scott, mesmo diretor de “A Grande Muralha Verde”, documentário produzido por Fernando Meirelles.

Ao meio-dia, será lançada uma entrevista exclusiva com Marc Pierschel, diretor do filme “O Fim da Carne”, que volta para a programação da Mostra no dia seguinte.

Na segunda-feira (14/09), às 15h, voltam por mais dois dias “Golpe Corporativo” e “O Fim da Carne”. A coprodução EUA/Canadá “Golpe Corporativo”, que esteve nos principais festivais de documentários (como IDFA-Amsterdã e Hot Docs), narra a história por trás do “golpe corporativo” que se deu muito antes das últimas eleições que levaram Donald Trump à presidência norte-americana. Seu diretor, Fred Peabody, venceu em 1989 o Emmy Awards. Já o alemão “O Fim da Carne”, de Marc Pierschel, embarca em uma jornada para descobrir que efeito um mundo pós-carne teria no meio ambiente, nos animais e em nós mesmos.

Às 18h, publicaremos uma entrevista exclusiva com Fred Peabody, diretor de “Golpe Corporativo”. 

Na terça-feira (15/09), às 18h30, será realizada a masterclass Curadoria em Festivais de Cinema e Eventos Audiovisuais, com Francisco Cesar Filho, profissional que desde 1983 atua neste segmento da indústria audiovisual. A atividade será online e gratuita, com vagas limitadas; para participar, é necessário inscrever-se pelo site.

A programação do dia conta ainda com dois filmes do Panorama Internacional Contemporâneo que voltam por mais dois dias a partir das 15h: “O Custo do Vício Digital” (de Sue Williams, que estreia no dia 10) e “O Futuro do Trabalho e da Morte”, produção do Reino Unido exibida no prestigioso Festival de Roterdã, que tem direção de Sean Blacknell e Wayne Walsh e explora os impactos que a tecnologia do futuro pode vir a ter sobre duas características intrínsecas à experiência humana: o trabalho e a morte.

Na quarta-feira (16/09), às 19h, será realizada a Cerimônia de Premiação da 9ª Mostra Ecofalante, onde serão anunciados os vencedores dos Prêmios do Júri e Público da Competição Latino-Americana e do Concurso Curta. A cerimônia será transmitida ao vivo pelo Facebook e Youtube.

No mesmo dia, às 15h, dois filmes do Panorama Internacional Contemporâneo voltam para mais dois dias de exibição. “Bebês do Futuro” (Áustria), de Maria Arlamovsky, mostra como o que começou como uma tentativa de ajudar casais inférteis a terem filhos é hoje um lucrativo negócio de 'bebês industrializados'. O filme, exibido nos festivais Hot Docs (Canadá) e Dok Leipzig (Alemanha), nos leva a pacientes, pesquisadores, doadores de óvulos, mães de aluguel, clínicas e laboratórios, e nos faz perguntar: quão longe queremos ir? Já o canadense “Beleza Tóxica”, de Phyllis Ellis, alerta que o crescimento acelerado da indústria multi-bilionária de cosméticos tem um custo elevado e generalizada corrupção.

Continuam em cartaz até o fim do evento os filmes dos programas Concurso Curta Ecofalante, com curtas-metragens feitos por estudantes ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e Clássicos e Premiados, que traz destaques da cinematografia brasileira voltada à temática socioambiental, com obras de  Jorge Bodanzky, Silvio Tendler, Vincent Carelli, Hermano Penna, Aurélio Michiles, Marcelo Pedroso e Ricardo Dias.

Além dos debates ligados às temáticas do Panorama Internacional Contemporâneo, a 9ª Mostra conta ainda com mais de 50 debates realizados em parceria com universidades, incluindo USP, UNESP, UFSCar, UFABC, UNB, UFGD, UFU e FECAP. 

A programação completa da 9ª Mostra Ecofalante de Cinema pode ser acessada em nosso folder interativo.