Artes Visuais / Cinema / Música

Animação "Ritos de Passagem" é exibida no Cineclube OSBA

A trilha sonora é executada pela Sinfônica da Bahia

Foto: Divulgação
Música
Especialmente para a ocasião, a Liberato Produções Culturais liberou o acesso ao filme

Como uma das comemorações pelos 38 anos da Orquestra Sinfônica da Bahia em setembro, o Cineclube OSBA, em sua versão virtual, escolheu para este mês a animação baiana “Ritos de passagem” (2012), de Chico Liberato  e com trilha sonora composta por João Omar e João Liberato que foi gravada pela OSBA.  

Especialmente para a ocasião, a Liberato Produções Culturais liberou o acesso ao filme que pode ser assistido através do link  http://bit.ly/ritosdepassagem.

A live debate do cineclube acontece no dia 16 de setembro, às 19h, através de videoconferência na plataforma Zoom através do link: http://bit.ly/cineclubeosbasetembro.

O bate-papo sobre música e cinema contará com a participação de Alba Liberato (roteirista do filme), Carlos Prazeres ( regente titular e diretor artístico da OSBA) e Diego Haase (Pesquisador do Laboratório de Análise Fílmica da FACOM/UFBA). 

O longa metragem de animação dirigido por Chico Liberato é baseado em dois personagens, o Santo e o Guerreiro, que conformam o imaginário do sertão nordestino. Após sua morte, entram na barca de Caronte, o barqueiro do Rio de Morte, que os induzem a uma reflexão sobre suas escolhas em vida.

No contexto sertanejo denso e adverso em que viveram, os personagens analisam suas vidas através dos ritos de passagem: nascimento, batismo e transição da juventude para a vida adulta. Ritos de passagem traz reflexões fundamentais para o ser humano quando na passagem da vida para a morte acerca dos feitos em vida e das consequências dos nossos atos. 

O filme, que circulou por festivais importantes como o Festival do Rio, Festival de Havana e Anima Mundi, possui músicas compostas por João Omar e João Liberato, orquestradas e gravadas pela OSBA em 2012 sob regência de Eduardo Torres. Trata-se da primeira  participação trilha sonora de uma obra audiovisual da Orquestra Sinfônica da Bahia.