Educação

Professora cria rádio on-line para dar aulas de redação

O projeto ?Foco no 1000? tem o objetivo de ampliar o repertório de informações e diversificar a forma de ensinar redação remotamente para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

A professora de português e redação Vanilma Karla Barbosa criou uma rádio on-line para ajudar os estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Don Vieira, localizada em Nazaré da Mata, com a disciplica na redação. O projeto “Foco no 1000” tem o objetivo de ampliar o repertório de informações e diversificar o ensino remoto da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Através do projeto, são ministradas aulas para revisão dos assuntos vistos em sala para que possam ser empregados como argumentação na prova de redação do Enem. Com isso, e devido a pandemia do novo coronavírus, foi criado a rádio on-line “Erem Don Vieira”.

“Então, de vários que pesquisei baixei o aplicativo Spreaker que proporciona de forma bem significativa não só a qualidade do áudio como também a interação dos alunos via chat. Com isso eu respondo a perguntas, tiro dúvidas, tudo ao vivo”, pontua a professora e idealizadora da rádio, Vanilma Karla Barbosa, segundo informações da assessoria de comunicação da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE-PE).

Após os encontros on-line, os áudios são transformados em episódios de podcast. Desta forma, os estudantes podem consultar os conteúdos quantas vezes acharem necessário. São duas aulas de redação ministradas a cada 15 dias, seguindo o expediente escolar. Além das aulas de redação, ainda são realizadas entrevistas com outros docentes para promover debates acerca de assuntos como educação sexual.

De acordo com o SEE-PE, a rádio está com mais de 800 downloads por dia. “Com a rádio EREM Don Vieira não só os alunos da zona urbana puderam se beneficiar como também os da Zona rural. O melhor foi integrar as aulas de redação com outras disciplinas para que o alunos compreendessem que para um texto coeso é preciso uma união com outras áreas do conhecimento”, declara Vanilma.