Educação / Música

Coro Oyá Igbalé promove espetáculo 'Omolu, o Rei da Terra'

Projeto visa a difusão e popularização da música sacra afro-brasileira

Foto: Divulgação
Música
Coro Oyá Igbalé

A IV edição do Espetáculo Omolu, o Rei da Terra do Coro Oyá Igbalé do Departamento de Educação do Campus I da Uneb será realizada esta sexta, 5 de setembro, das 14h às 18h

O evento foi todo produzido na modalidade remota (em home office) e a Transmissão acontece no Canal do Youtube do Coro Oyá Igbalé e nas redes sociais do Instagram e Facebook.

O evento é uma atividade regular do Calendário de Eventos do Coro Oyá Igbalé desde 2017. A primeira edição do concerto integrou a programação oficial do II Ciclo de Debates Memória, Música e Devoção (em homenagem ao Centenário de Mestre Didi).

Em 2020 o evento celebra a paz e a renovação da esperança, pois corrobora para pensar a arte como fator de união na vigência da Pandemia da Covid-19 (e dos enfrentamentos sociais que a ela estão vinculados).

Dentre os objetivos do evento, destacam-se: a defesa da cultura como mecanismo de combate ao racismo cultural e ao preconceito em relação a cultura afro-brasileira. Propõe, em especial, a valorização da música sacra do Candomblé como expressão da Arte.

Ao realizar o referido espetáculo o Projeto Coro Oyá Igbalé propõe democratizar o acesso a bens culturais no espaço da Universidade Pública, além de enfatizar o fortalecimento da educação étnico-racial e 2 das políticas de ação afirmativa voltadas para inclusão efetiva da população afrodescendente na Uneb.

O IV Espetáculo “Omolu, O Rei da Terra”, assim como, as edições anteriores é dedicado para os “Orixás da Família das Palhas” (Orixás Omolu, Nanã, Iroko, Oxumarê, Ewá, Ossain e Inkisse Tempo).

O culto popular dos Orixás Nanã e Omolu e do Inkisse Tempo é muito importante na cidade de Salvador e na Região do Recôncavo Baiano; tanto na perspectiva do sincretismo religioso, quanto nos campos da promoção cultural e do turismo religioso (Festa da Boa Morte em Cachoeira, BA e os Festejos em louvor a São Lázaro e Caminhada Azoani em Salvador, BA).

No que tange as tradições de matriz afro-brasileira o culto do Orixá Omolu possui como imperativos os signos que representam o mistério da vida e da morte, a memória e a cura.

O IV Espetáculo Omolu, o Rei da Terra tem um novo formato devido Pandemia da Covid-19, a homenagem musical para os Orixás da Família das Palhas reúne documentário de curta metragem sobre as quatro edições do evento, live e homenagem realizada por integrantes do Coro Oyá Igbalé e por colaboradores da área de artes e da Uneb.

Serão interpretadas, cantigas do Candomblé das Nações Kêto e Angola amplamente difundidas por meios técnicos e tecnológicos; além de músicas da MPB e da lírica brasileira que possuem interface com a música sacra afro-brasileira, como: Cordeiro de Nanã e Obaluaê dos Ticoãs; Ponto de Nanã.