Palco

Confira a programação do Teatro #EmCasaComSesc

Direto da Casa dos Artistas

O Sesc São Paulo promove, desde maio, a série Teatro #EmCasaComSesc, com a transmissão de diferentes trabalhos cênicos, direto da casa dos artistas, sempre às segundas, quartas, sextas e domingos, às 21h30. Após completar três meses no ar, a série apresenta ao público os espetáculos Eu e Ela: Visita a Carolina Maria de Jesus, de Dirce Thomaz, Olar Universo, de Luciana Paes e Só os Doentes do Coração Deveriam Ser Atores, de Antônio Petrin.

Mas antes, na sexta-feira 14/08 o ator, apresentador e humorista Gregório Duvivier apresenta o monólogo (A Montanha vai a) Sísifo, um remix atualizado do mesmo espetáculo escrito por ele e pelo ator e músico Vinicius Calderoni, responsável pela direção da montagem original, protagonizada por Duvivier.

A peça é uma ressignificação contemporânea do mito de Sísifo - na mitologia grega, o personagem é condenado a repetir eternamente a tarefa de empurrar uma pedra até o topo de uma montanha, sendo que, toda vez que está quase alcançando o topo, a pedra rola novamente montanha abaixo até o ponto de partida, por meio de uma força irresistível, invalidando completamente o duro esforço despendido. O texto, que conecta a mitologia ao caótico mundo hiperconectado e ao Brasil dos memes, é indicado para maiores de 16 anos.

E, ainda, no domingo, 16/8, a Cia. Mungunzá apresenta o primeiro episódio de seu Poema Em Queda-Live (Episódio 1), uma narrativa digital inspirada no argumento do espetáculo Poema Suspenso para uma Cidade em Queda. A fábula contemporânea sobre a sensação de suspensão e paralisia geral do mundo moderno foi originalmente levada ao palco pela companhia em 2015 e é agora recriada em ambiente virtual. Intitulado "A Roteirista da sua vida e o Homem que morava dentro do sofá", o primeiro episódio será apresentado no #EmCasaComSesc, com transmissão no YouTube do Sesc São Paulo e na página do Sesc Ao Vivo no Instagram, com apresentações também nos dias 18 e 20 de agosto no canal do Sesc Bom Retiro no YouTube. O segundo e terceiro episódios serão apresentados a partir de setembro pelas redes sociais da própria companhia. Classificação indicativa: 14 anos.

Inaugurando a programação da próxima semana, na segunda-feira, 17/8, a atriz Dirce Thomaz apresenta o monólogo Eu e Ela: visita a Carolina Maria de Jesus, com direção da própria atriz-criadora e realização da Invasores Companhia Experimental de Teatro Negro. Narrado em primeira e terceira pessoas, o espetáculo mostra a vida da escritora Carolina Maria de Jesus, que escreveu sobre sua trajetória repleta de luta, superação e sofrimento. Tendo por base a obra-diário Quarto de Despejo, o espetáculo recebe adaptação especial para a série Teatro #EmCasaComSesc.

A classificação indicativa é 12 anos. Atriz, diretora e dramaturga há mais de trinta anos, Dirce Thomaz é também presidente-fundadora do Centro de Desenvolvimento Cultural e Social do Negro Maria Thomaz de Jesus, com passagens marcantes no teatro, como a protagonista de Xica da Silva, com texto de Luís Alberto de Abreu e direção de Antunes Filho. Considerado um símbolo da escrita feminina no Brasil, Quarto de Despejo foi lançado em 1960 e tornou-se sucesso editorial. O livro narra o dia a dia das comunidades pobres da cidade de São Paulo, o sofrimento, a fome e as angústias dos moradores e as mudanças pelas quais passavam as favelas neste momento.

Com concepção, direção e atuação de Luciana Paes, integrante da Cia. Hiato, a peça Olar Universo será apresentada na quarta-feira, 19/08. Os textos do espetáculo são livremente inspirados nos livros "A Breve História de Quase Tudo", de Bill Bryson, e "Sapiens", de Yuval Noah Harari, obras que trazem para o público temas científicos gerais sobre o universo e as grandes perguntas feitas pelo homem. A direção de fotografia e operação de câmera é de Otávio Dantas e a trilha sonora de Kuki Stolarski. A peça narra a história de uma mulher em quarentena em seu apartamento, que tenta entender por que o universo se deu o trabalho de criá-la. Classificação indicativa: 12 anos.

Na sexta-feira, 21/08, o ator Antônio Petrin apresenta Só os Doentes do Coração Deveriam Ser Atores, grande sucesso de público e crítica. Com quase 52 anos de carreira, o ator volta a interpretar Jacek que, assim como ele, é um ator. Na peça, o ator polonês está às vésperas da estreia de uma montagem de Ricardo III, de Shakespeare, quando seus médicos o proíbem de continuar a trabalhar, pois sofre do coração. Para Jacek, encerrar sua carreira significa sua própria morte, tamanha sua vocação artística. Por isso, ele continua os ensaios. Atuar para ele é o que o faz estar vivo. Inspirado no depoimento de um ator polonês cardíaco, transcrito no livro Além das Ilhas Flutuantes, do diretor teatral italiano Eugênio Barba, a peça foi escrita e é dirigida por Eduardo Figueiredo. A trilha foi criada exclusivamente para o espetáculo, com piano interpretado por Elaine Giacomelli. Classificação indicativa: 14 anos.
 

Agenda 14 a 21 de agosto, 21h30
 

14/8, sexta: Gregório Duvivier em (A Montanha vai a) Sísifo
 

16/8, domingo: Cia Mungunzá em Poema em Queda-Live - Episódio 1
 

17/8, segunda: Dirce Thomaz em Eu e Ela: Visita a Carolina Maria de Jesus
 

19/8, quarta: Luciana Paes em Olar Universo
 

21/8, sexta: Antônio Petrin em Só os Doentes do Coração Deveriam Ser Atores