Cidade / Cinema / Palco

Cinemas e teatros ficam fechados pelo menos até dia 24 de agosto

É o que prevê protocolo da Prefeitura de Salvador

Após o quarto dia do início da fase dois de retomada das atividades em Salvador, a taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivos para tratar pacientes infectados com Covid-19 segue no patamar determinado para o momento seguinte de reabertura. O percentual foi de 57% na segunda (10), na terça (11) e na quarta (12). Hoje (13), subiu para 60%. 

Para a cidade ingressar na fase três da retomada, é preciso, além de cinco dias com a taxa de ocupação dos leitos em até 60%, que haja um intervalo de 14 dias entre as fases. Dessa forma, pelo protocolo elaborado conjuntamente pela Prefeitura e governo do Estado, o terceiro momento da reabertura só pode acontecer a partir de 24 de agosto. 

Na fase três, vão poder reabrir, mediante protocolos gerais e específicos, parques de diversões e parques temáticos; teatros, cinemas e demais casas de espetáculos; clubes sociais, recreativos e esportivos; centros de eventos e convenções.

Dos 692 leitos de UTI adultos que a cidade dispõe para tratamento do novo coronavírus, 397 estão ocupados hoje. Ainda segundo a SMS-Secretaria Municipal de Saúde, das 27 vagas de UTI pediátrica, 11 estão com pacientes. Desde a montagem do plano de reabertura das atividades, a Prefeitura tem ampliado a oferta, o que deu segurança à retomada de atividades econômicas, culturais e religiosas. Somente em julho, antes da fase um, iniciada no dia 24, foram entregues 99 novos leitos. 

O titular da SMS, Leo Prates, ressaltou que os índices de ocupação de leitos de UTI adulta são animadores e que há uma grande expectativa em relação a essa estabilização. “A taxa vinha há muitos dias abaixo dos 60%. A nossa expectativa é que amanhã (14) ela caia. Vamos permanecer em avaliação durante os 14 dias, como prevê o protocolo, verificando se vai se manter a estabilização da ocupação e, aos poucos, iremos retomando essa nova normalidade da cidade de Salvador”, afirmou. 

Fechamento de bairros

As medidas restritivas e ações de proteção à vida serão prorrogadas pela sexta semana no Nordeste de Amaralina. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (13 de agosto) pelo prefeito ACM Neto, durante inauguração do Caminho da Fé, na Avenida Dendezeiros. Ele anunciou ainda o retorno à lista do bairro de São Cristóvão, a partir de sábado (15). 

“Espero que essa seja a última prorrogação (no Nordeste de Amaralina). Eu sei que os comerciantes estão sofrendo bastante, mas não temos outro caminho. Se o número de casos não tiver uma redução no bairro, não teremos como sair de lá”, afirmou o prefeito.

A Secretaria Municipal de Saúde realizou 150 testes rápidos para detecção da Covid-19 hoje (13) no bairro e 35 tiveram resultado positivo. A média de casos positivos se mantém em 36% entre os testes realizados, mesmo com todas as ações da Prefeitura na localidade, a exemplo do fechamento dos comércios formal e informal. 

São Cristóvão - O bairro já registra 1.245 casos da Covid-19. Só nos últimos 13 dias, foram 255. Nos últimos sete dias, 168. "Vamos retornar a São Cristóvão para ver se conseguimos baixar esses números", disse o prefeito. 

As medidas restritivas nos bairros de Santa Cruz, Pernambués, Pirajá e Mata Escura terminam nesta sexta-feira (14), quando a Prefeitura vai definir se haverá prorrogação ou inclusão de novas localidades. Nesses locais, os testes rápidos realizados hoje (13) pela SMS apontaram 206 casos positivos para a Covid-19.

Nesses locais com medidas restritivas, os pontos de comércio formal e informal permanecem fechados, independentemente da área da loja. Está permitido apenas o funcionamento de atividades essenciais, a exemplos de supermercados, padarias, delicatessens, farmácias, açougues, estabelecimentos que utilizam o sistema de delivery (sem retirada no local) e serviços de saúde. 

São promovidas também ações de proteção à vida, que envolvem distribuição de cestas básicas para trabalhadores informais e entidades sociais que atuam na região, e de máscaras de proteção para a comunidade. A estratégia engloba, ainda, testes rápidos para detecção do coronavírus, medição de temperatura, higienização de ruas, ações de combate ao mosquito Aedes aegypti e assistência social através do Cras Itinerante.

Nesses bairros, mesmo aquelas atividades econômicas liberadas para funcionar nas duas fases de retomada, a exemplo de shoppings centers, bares, restaurantes e academias, devem permanecer fechadas.