Música

CAIM e LIA se apresentam na 'Terça da Música'

Nomes da nova cena da música baiana mostram seus trabalhos

O duo CAIM, formado por Marcos Marinho e Achiles, e a cantora LIA são as atrações desta semana na versão digital do projeto “Terça da Música” do Teatro Castro Alves (TCA). No dia 18 de agosto, ao meio-dia, no canal do YouTube do TCA (www.youtube.com/teatrocastroalvesoficial), registros de seus trabalhos apresentados na Sala do Coro do TCA – eles, com um show novo; ela, numa apresentação de estreia – vão estar disponíveis para audiência do público.

CAIM: “Música para Dançar” – Em maio de 2019, Marcos Marinho e Achiles Neto, vozes e mentes do CAIM, fizeram o show “Conversas sobre o frio e o tempo” na Sala do Coro do TCA, apresentando uma seleção de músicas inéditas da dupla, depois de um longo período sem dividir os palcos.

As canções refletem o momento dos compositores, que saíram da universidade para o enfrentamento da vida adulta e intermediam a relação pessoal entre a existência e a música. Fazendo uso do mesmo formato que deu origem ao projeto anos atrás, em voz e violão, os artistas propõem uma experiência musical que reúne densidade emocional, diálogos harmônicos e melódicos e a imperatividade do tempo na costura das relações interpessoais.

No vídeo da “Terça da Música”, eles trazem “Música para Dançar”, uma das faixas desse repertório, gravada ao vivo durante a apresentação do mesmo show no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, em Vitória da Conquista.

LIA: “EU(S)” – Em dezembro do ano passado, a jovem LIA, ex-participante do programa The Voice Kids, apresentou o show “EU(S)” na Sala do Coro do TCA.

Para a construção do espetáculo, ela se volta à passagem da infância para a adolescência, quando descobriu inúmeros personagens, estilos e composições com as quais se identifica e que formam sua busca por definir-se como cantora e compositora. Destas fases de LIA, diversas como a própria música, saem pop, rock, indie.

Nas palavras da própria artista: “Sou eu. Sou eu(s)”. Músicas autorais, canções assinadas por artistas brasileiros e compositores internacionais formam o repertório. O vídeo da “Terça da Música” é um resumo desta estreia.

Sobre a “Terça da Música” – Desde a abertura da Nova Sala do Coro do TCA, em julho de 2018, o espaço estabeleceu uma importante e diversa agenda de shows musicais neste palco, às terças-feiras, com o selo de “Terça da Música”. Criando uma tradição de assistir neste dia a apresentações de artistas e bandas da Bahia e do Brasil, uma mostra da produção da música contemporânea nacional, em variados estilos, foi sendo composta por meio da “Convocatória para Ocupação de Pauta da Sala do Coro do TCA”, lançada semestralmente.

Dezenas de espetáculos se realizaram neste formato e são rememorados pela internet, durante este atual período de medidas de isolamento social que suspenderam as atividades presenciais, através da exibição de registros audiovisuais variados, de gravações ao vivo, videoclipes ou também dos shows filmados na Sala do Coro. Os materiais ficam dispostos no canal de YouTube do TCA, na busca de manter o movimento de difusão da música baiana e brasileira diante do público do Complexo e de toda a sua forte rede digital.