Cinema

'Drive-in' do Goethe mostra documentário sobre HIV

A venda de ingressos será feita exclusivamente por meio digital

Foto: Divulgação
O filme mostra depoimentos sobre a doença

Quinta e sexta-feira são dias de “Cinema Drive-In do Goethe-Institut” e, nesta sua segunda semana de seu funcionamento, o público poderá assistir ao filme “Bacurau” (2019), de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, no dia 13 de agosto, e ao documentário “Carta para além dos muros” (2019), de André Canto, no dia 14, sempre às 20h.

Realizada no estacionamento do Goethe-Institut Salvador-Bahia, acessível pelo Vale do Canela, a programação tem ingressos a R$ 10 por veículo, onde podem estar até quatro pessoas, à venda em www.sympla.com/goethebahia, e a receita arrecadada será doada a instituições sociais.

Vencedor do prêmio do júri no Festival de Cannes, do prêmio de melhor filme na principal mostra do Festival de Cinema de Munique e do Prêmio de Melhor Filme e Melhor Direção do Festival de Lima, “Bacurau” foi convidado para mais de 100 festivais e mostras ao redor do mundo desde sua première mundial em Cannes.

Rodado no Sertão do Seridó, divisa do Rio Grande do Norte com a Paraíba, é um filme de ação, suspense e faroeste ambientado no Brasil daqui a alguns anos.

Conta a história do povoado Bacurau, que some do mapa misteriosamente e cujos moradores começam a presenciar estranhos acontecimentos e uma série de assassinatos inexplicáveis.

A comunidade da cidade tenta reagir. Mas como se defender de um inimigo desconhecido e implacável?

Sonia Braga, o alemão Udo Kier e Karine Teles fazem parte de um elenco composto por dezenas de atores, como Barbara Colen, Silvero Pereira, Thomas Aquino, Antonio Saboia, Rubens Santos e Lia de Itamaracá.

Já “Carta para além dos muros” é o primeiro documentário a refazer a cronologia do HIV e da Aids no Brasil, investiga o estigma e a discriminação como produtos de uma sociedade que insiste em manter marginalizadas as pessoas que vivem com HIV. Até hoje, passados mais de 30 anos, muitas ainda enfrentam situações de medo, insegurança e exclusão.

No filme, o jovem Caio conta sobre quando descobriu ter sido infectado, momento a partir do qual teve de enfrentar seus próprios fantasmas, além do preconceito da família e da sociedade.

Usando o depoimento de Caio como fio condutor, a obra passa a intercalar imagens de arquivo e entrevistas com médicos, pessoas que vivem com o vírus, ativistas e figuras públicas, que expõem motivos pelos quais a evolução na resposta médica e científica ao HIV não veio acompanhada de uma mudança de mentalidade e de preconceitos em relação à infecção.

Da denominação da doença como “peste gay” na época do seu surgimento, passando pela classificação estigmatizante de “grupos de risco”, pelo sensacionalismo de parte da imprensa e também pelos julgamentos morais e religiosos no desenrolar da epidemia, o filme trata do modo como o HIV é encarado na sociedade atual, revelando um quadro de desinformação e preconceitos persistentes, que atingem sobretudo as populações mais vulneráveis.

A venda de ingressos será feita exclusivamente por meio digital, não sendo possível realizar compra no local. A conferência de ingresso se dará pela placa do veículo, não havendo contato físico para a entrada.

O acesso de veículos se dará por ordem de chegada e eles serão posicionados com distância de 1,5m entre um e outro. Os ocupantes dos veículos devem obrigatoriamente estar utilizando máscaras, sendo impedido o acesso em caso de descumprimento, e devem permanecer dentro do carro durante toda a sessão.

O uso de sanitários, que estarão com tapetes desinfetantes em seus acessos e que serão higienizados após cada utilização, será controlado através de conta no WhatsApp, obedecendo fila para liberação.

Os usuários podem levar alimentos e bebidas, visto que não haverá comercialização no local.