Televisão

#Provoca recebe Marcelo Rubens Paiva nesta terça

Escritor fala sobre pandemia e sues novos trabalhos

Foto: TV Cultura - divulgação
TV
Marcelo Tas e Marcelo Rubens Paiva

Nesta terça-feira (11/8), o #Provoca Em Casa entrevista o escritor, dramaturgo, roteirista e jornalista Marcelo Rubens Paiva. Com apresentação de Marcelo Tas, o programa vai ao ar a partir das 22h15, na TV Cultura e no canal oficial do #Provoca no YouTube.

Marcelo lançou seu primeiro livro, Feliz Ano Velho, em 1982. De lá para cá, teve publicados, entre outras obras, os romances Blecaute e Malu de Bicicleta. Em 2015, lançou sua segunda autobiografia, sob o título Ainda Estou Aqui, na qual foca especialmente na importância de sua mãe, Eunice, em sua vida. 

Na entrevista, Tas comenta um episódio de 2014, no qual o busto em homenagem a Rubens Paiva, ex-deputado e pai de Marcelo, foi atingido por um cuspe. O político, que era muito engajado na luta contra a ditadura, está desaparecido desde 1971, quando foi preso por militares no auge da repressão. Segundo o escritor, o homem que cuspiu na estátua de seu pai após chamá-lo de “comunista” foi Jair Bolsonaro, acompanhado de seus filhos.

Paiva também comenta o acidente que o deixou tetraplégico aos 20 anos de idade, e não concorda quando associam sua imagem a um exemplo de superação. “Eu lembro de quando eu fiz o roteiro da abertura paralímpica, com o Vik Muniz e o Fred Gelli. [...] na quarta vez que eu ouvi ‘Ah, a superação… Porque a superação…’ eu falei: Gente, vamos fazer o seguinte. Cara, desculpe, eu não superei p**** nenhuma. Se eu pudesse voltar um minuto antes do meu acidente, eu voltava. Não é superação, é a vida.”