Esportes

Grêmio estreia no Brasileiro 2020 com vitória sobre o Fluminense

Diego Souza marcou nos minutos finais do primeiro tempo

Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA
A lei do ex valeu na arena gremista

O  Grêmio recebeu o Fluminense em sua Arena, em Porto Alegre, neste domingo (9 de agosto) e saiu de campo com uma vitória por 1 a 0, pela primeira rodada do Brasileirão 2020.

O primeiro tempo do duelo tricolor foi marcado por dois momentos distintos. Logo no início do confronto, foram os cariocas que tomaram a iniciativa. Aos cinco minutos, Nenê cobrou falta na área, a defesa fez o corte parcial e na sobra Dodi encheu o pé levando perigo à meta gremista.

Ainda com mais posse de bola, o Fluminense voltou a assustar aos 22. Marcos Paulo deu passe açucarado para Evanilson, o atacante finalizou bonito, mas viu Vanderlei fazer grande defesa para evitar o gol.

Depois do susto, o Grêmio cresceu na partida e passou a dominar as ações. Trocando passes no ataque, o Imortal teve dificuldades de encontrar os espaços.

Na marca dos 37, Alisson fez boa jogada individual, arriscou o chute e parou em Muriel. Até que, aos 44 minutos, Diego Souza apareceu para colocar os gaúchos em vantagem. Já dentro da área, Alisson tocou de cabeça, Isaque escorou e o atacante fez o desvio certeiro para abrir o placar na Arena.

Querendo o empate, o Fluminense voltou para a etapa complementar em ritmo acelerado criando duas boas chances em menos de cinco minutos. Na primeira tentativa, Nenê parou em Vanderlei e, na sequência, Yago Felipe mandou para fora.

Aos poucos, o time da casa equilibrou o confronto. Isaque, aos 8, arriscou para o Imortal. Aos 24, Pepê foi quem chegou com perigo. O camisa 25 saiu em velocidade e bateu colocado rente à trave carioca.

O atacante gremista teve nova oportunidade seis minutos depois e  dessa vez esbarrou em boa defesa de Muriel. Sem mudanças no placar, o Grêmio garantiu os primeiros três pontos no Brasileirão.

Na próxima rodada, o Grêmio enfrentará o Ceará no Castelão, na quarta-feira. No mesmo dia, o Fluminense vai receber o Palmeiras, campeão paulista, no estádio do Maracanã.

Depois do jogo

Artilheiro gremista nesta temporada, agora com nove gols, Diego Souza credita a evolução do seu futebol à força da equipe.

“É um time muito bom, de muita qualidade. Eu me sinto privilegiado por jogar num time como este. E tenho feito a minha obrigação que é ser aguerrido e marcar gols lá na frente”.

Este jogo foi especial também para o meia Pepê, escolhido para ser o substituto de Everton ‘Cebolinha’, negociado nesta semana com o Benfica de Portugal. Aos 23 anos e frequentando o elenco desde o ano passado, ele parece entender a sua responsabilidade.

“A gente sabe que é muito difícil substituir alguém como o Éverton, que é um grande jogador, de seleção brasileira. Mas o professor Renato me deu moral e vou tentar dar o máximo. A gente falou um pouco no sábado que agora era comigo, mas espero deixar meu nome na história do clube”.

A direção do clube, porém, promete devolver ao técnico Renato Gaúcho um outro atacante mais experiente para suprir a saída de Everton.

Sem contar que também dispensou na sexta-feira o atacante André, que não foi bem nesta sua passagem pelo clube. Ele se juntou ao elenco em 2018 e tinha contrato até dezembro de 2021, mas agora está livre. Em 74 jogos ele marcou apenas 11 gols.

Apesar da derrota, a avaliação de jogadores e de comissão técnica do Fluminense foi positiva. O goleiro Muriel afirmou, em entrevista logo após o duelo, que o clube carioca realizou uma boa partida apesar do revés, o que também foi defendido pelo técnico Odair Hellmann.

"Acho que foi um jogo de igual para igual. Fica difícil quando sai atrás do placar, mas fizemos um bom jogo. Poderíamos ter conquistado um resultado melhor. Brasileirão é assim. Foi um jogo grande, com duas equipes de muita tradição e acabamos não pontuando. Agora vamos virar a página e iniciar a preparação para mais uma decisão", falou Muriel.

Já o técnico Odair Hellamnn analisou o duelo como igual para igual. "O jogo, na minha avaliação, foi igual em todos os aspectos. Até os 25 minutos estávamos bem. O Grêmio é uma equipe que tem a posse de bola e conseguiu ter mais essa bola a partir dos 25. Mesmo assim não criaram muita dificuldade. O Grêmio faz o gol em um momento que é muito ruim. Final de tempo e de jogo a gente sempre trabalha para não tomar esse gol.'

Na avaliação do treinador, o entrosamento do Grêmio, que vem há quatro anos com Renato Gaúcho fez a diferença neste domingo. "Acho que a diferença do jogo foi a efetividade daquela bola aos 44. Os números foram muito parecidos. Algumas finalizações a mais até, mas isso não traduz o resultado. Por mais que a equipe adversária jogue bem, você tem muita dificuldade aqui, porque é uma equipe muito entrosada. Hoje os números foram todos muito próximos, o que mostra que há um equilíbrio e, sem torcida, diminui esse fator casa", concluiu.

Sem tempo para descanso, o Fluminense já viaja para o Rio de Janeiro visando iniciar a preparação para o duelo contra o Palmeiras nesta quarta-feira, às 21h30, no Maracanã, pela segunda rodada.

Resultados do domingo


Série A
-- Grêmio 1 x 0 Fluminense
-- Flamengo 0 x 1 Atlético Mineiro
-- Santos 1 x 1 Red Bull Bragantino

Série B
-- Oeste 0 x 0 Chapecoense

Série C
-- Jacuipense 1 x 2 Remo
-- Ferroviário x Botafogo-PB (começo às 20h)