Adiberto de Souza

Aliança com PSB envelhece o Cidadania

O partido ganha a cara carcomida das demais siglas

A anunciada aliança do Cidadania com o PSB sepulta o surrado discurso de “novo”, tão propalado pela prefeiturável Danielle Garcia. Ela continuará sendo neófita na política, porém o seu partido ganha a cara carcomida das demais siglas.

O presidente do PSB, Valadares Filho, provável candidato a vice de Danielle, é um político à moda antiga, escolado nos bancos do coronelismo e que, apesar da pouca idade, pratica a política tradicional desde 2007. Com Vavazinho ao seu lado, não há como a prefeiturável continuar pregando ter chegado a “hora de construir um novo tempo em Aracaju”.

Antes de ela pensar nisso, o seu agora aliado já flertava com o sonho de “novo”. No distante 2012, o provável vice de Danielle dizia nos palanques que a sua candidatura a prefeito significava a renovação de uma nova geração, que se apresenta à política aracajuana com novas ideias e novas propostas.

Admitamos que esse discurso envelheceu, tal qual está ocorrendo com o Cidadania. Misericórdia!

Fora da pauta

Ainda não será hoje que o Tribunal de Justiça conclui a votação do pedido de intervenção estadual na Prefeitura de Canindé do São Francisco. Retirado da pauta há quase dois meses, o processo já recebeu seis votos favoráveis ao afastamento por 180 dias do prefeito Ednaldo da Farmácia (Progressista). Segundo o desembargador-relator Osório de Araújo Ramos Filho, está clara a presença dos requisitos para que seja deferida a intervenção. O problema é que se demorar mais um pouco, o processo perde o objeto, pois o mandato do prefeito acaba daqui a cinco meses. Marminino!

Gregos e serranos

O governador Belivaldo Chagas (PSB) conseguiu a façanha de reunir na mesma mesa tradicionais adversários itabaianenses. Sentaram lado a lado, o prefeito Valmir de Francisquinho (PR), os deputados estaduais Luciano Bispo (MDB), Maria Mendonça (PSDB) e Talysson de Valmir (PR). Todos foram prestigiar a assinatura do contrato de concessão de uso da nova Ceasa de Itabaiana à empresa Iconbras. Construído pelo governo de Sergipe, o empreendimento custou cerca de R$ 30 milhões. Aff Maria!

Bíblia na cabeça

A Bíblia continua sendo o livro mais lido pelos brasileiros. É o que aponta pesquisa feita pelo Instituto Pró-Livro. A Bíblia foi citada por 42%, seguida pelos livros didáticos (32%), os romances (31%), os livros religiosos (30%) e os contos (23%). Entre as obras mais marcantes, depois da Bíblia aparecem O Sítio do Picapau Amarelo, O Pequeno Príncipe, Dom Casmurro e as coleções Crepúsculo e Harry Potter. Vixe!

Direita, volver!

O prefeiturável Márcio Macedo (PT) tem insistido na tecla de que os petistas se afastaram do prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) porque este “se entregou à direita e faz em Aracaju uma administração conservadora”. Como perguntar não ofende: onde estava Márcio Macedo e os radicais do PT em 2010, quando o saudoso governador Marcelo Déda bateu na porta dos conservadores irmãos Eduardo e Edvan Amorim para pedir e receber o apoio dos direitistas PR, PSC, PTdoB, PRB, PSL, PMN e PTC? Cala-te boca!  

Cesteiro que faz um cesto...

Tem gente dizendo que só acredita que Valadares Filho (PSB) será mesmo candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pela delegada Danielle Garcia (Cidadania) quando ele “bater o martelo”. A confirmação da aliança está marcada para hoje à tarde, durante uma live entre Vavazinho e a cidadanista. Os incrédulos lembram que em 2016, horas depois de ter anunciado apoio à candidatura de Edvaldo Nogueira (PDT), Valadares Filho voltou atrás e se lançou candidato a prefeito de Aracaju contra o ex-aliado. Crendeuspai!

Fora do ar

Os comunicadores pré-candidatos nas eleições deste ano terão que se afastar dos microfones na próxima terça-feira. Aliás, os radialistas foram beneficiados pela lei que adiou as eleições municipais para novembro. Antes disso, eles teriam que ter deixado os rádios e televisões no dia 30 de junho passado, sob pena de terem as candidaturas cassadas. Conforme a legislação eleitoral, as emissoras que descumprirem o que está escrito sobre os pré-candidatos serão multadas. Danôsse!

Até que enfim

Finalmente, a Petrobras oficializou o arrendamento da Fafen ao grupo Unigel. Essa foi a última etapa de um demorado processo para a transferência de controle fábrica de fertilizantes localizada em Laranjeiras. O diretor do Unigel, Roberto Noronha Santos, informou que a reativação da Fafen está prevista para janeiro de 2021. O seu fechamento, no começo de 2019, causou enormes prejuízos a Sergipe. A unidade tem capacidade para produzir até 303 mil toneladas/ano de amônia, uréia, ácido nítrico, hidrogênio e gás carbônico. Ah, bom!

Reserva ecológica

Prefeitura de Aracaju disponibilizou, até o próximo dia 14, a consulta pública para que a população possa opinar sobre a criação da Unidade de Conservação Extrativista das Mangabeiras, no bairro 17 de Março. Segundo o secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari, a consulta pública permitirá à população contribuir com ideias e sugestões, a fim de que o projeto contemple, de fato, aos interessados. Então, tá!

Crueldade

E o deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) ficou indignado com o veto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao projeto concedendo indenização de R$ 50 mil aos familiares de profissionais de saúde que morreram atuando no combate ao coronavírus. Mitidieri disse não saber se a atitude de Bolsonaro significa crueldade ou falta de amor no coração: “Só sei que está absurdamente errado”, frisa. Home vôte!