Cinema

'Drive-in' do Goethe-Institut exibe 'Meu corpo é político'

A obra aborda o cotidiano de quatro militantes LGBT

Foto: Divulgação
O documentário foi filmado no primeiro semestre de 2016

O segundo filme da programação do “Cinema Drive-In do Goethe-Institut”, realizado no estacionamento do Goethe-Institut Salvador-Bahia, é “Meu Corpo É Político”, dirigido por Alice Riff, na sexta-feira, 7 de agosto, às 20h.

A obra aborda o cotidiano de quatro militantes LGBT que vivem em periferias de São Paulo – a artista Linn da Quebrada, a diretora de escola pública Paula Beatriz, a fotógrafa Giu Nonato e o estudante e operador de telemarketing Fernando Ribeiro.

A partir da intimidade e do contexto social dos personagens, o documentário levanta questões contemporâneas sobre a população trans e suas disputas políticas. 

Os ingressos por veículo, onde podem estar até quatro pessoas, custam R$ 10, à venda em www.sympla.com/goethebahia, e a receita arrecadada será doada a instituições sociais.

O documentário foi filmado no primeiro semestre de 2016 e teve sua estreia mundial em abril de 2017 no Visions du Réel, festival de documentários em Nyon, Suíça. Também foi exibido na Competição de Direitos Humanos do BAFICI – Festival de Cinema Independente de Buenos Aires e ganhou o Prêmio Olhares Brasil na estreia brasileira no 6º Festival Internacional de Cinema de Curitiba – Olhar de Cinema, no 50º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e no DocSP 2017. Recebeu também o prêmio Stajano no 38º Lovers Torino LGBTQI Visions em sua estreia na Itália. O filme, uma coprodução entre Studio Riff e Paideia Filmes, foi distribuído nacionalmente pela Olhar Distribuição e teve estreia comercial em novembro de 2017.

Programação

6 de agosto (quinta-feira), 20h
“Ilha” (2018), de Ary Rosa e Glenda Nicácio
Sessão seguida de bate-papo com os atores Aldri Anunciação e Renan Motta

7 de agosto (sexta-feira), 20h
“Meu Corpo É Político” (2017), de Alice Riff

13 de agosto (quinta-feira), 20h
“Bacurau” (2019), de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles

14 de agosto (sexta-feira), 20h
“Carta para além dos muros” (2019), de André Canto

20 de agosto (quinta-feira), 20h
“Bixa Travesty” (2019), de Cláudia Priscila e Kiko Goifman

21 de agosto (sexta-feira), 20h
“Vermelho Sol” (2018), de Benjamín Naishtat

27 de agosto (quinta-feira), 20h
“Rafiki” (2018), de Wanuri Kahiu

28 de agosto (sexta-feira), 20h
“Miúda e o Guarda-chuva” (2019), de Amadeu Alban