Esportes

Atlético encerra invencibilidade do América e sai na frente em Minas

Foi a primeira derrota americana em 12 jogos

Foto: Atlético MG
O Atlético joga pelo empate, enquanto o América precisa vencer por um gol de diferença

O Atlético saiu na frente na disputa da semifinal do Campeonato Mineiro. A equipe recebeu o América no Mineirão, na tarde deste domingo, e venceu por 2 a 1, com gols de Jair e Nathan, ainda no primeiro tempo. Ademir descontou para o adversário na segunda etapa, deixando o confronto aberto.

Esta foi a primeira derrota americana em 12 jogos, sendo último time a perder a invencibilidade na competição. O jogo de volta será na próxima quarta-feira, às 21h30, no Independência. O Atlético joga pelo empate, enquanto o América precisa vencer por um gol de diferença para avançar à final, uma vez que a equipe teve melhor campanha na primeira fase.

Logo no começo, aos quatro minutos, após saída errada do América, Jair ficou com a bola de frente para o gol e chutou colocado, com muito perigo. O América respondeu logo em seguida com Ademir, que arrancou em velocidade e arriscou de fora da área.

Com mais posse de bola, o Atlético passou a dominar o jogo e abriu o placar aos 18 minutos. Em cobrança de falta, o goleiro do América saiu mal e Jair, livre de marcação, cabeceou para o gol.

A arma do América era a velocidade de Ademir. Aos 24, o jogador foi até a linha de fundo, cortou para dentro da área e chutou, mas a bola explodiu no zagueiro e foi para fora. O empate também esteve perto aos 26, em lance de escanteio, mas a defesa tirou o perigo após falha do goleiro.

Apesar das tentativas do América, foi o Atlético que conseguiu marcar novamente. Depois de ter chance com Keno, aos 34, o time ampliou a vantagem aos 39. Arana roubou a bola no meio campo, pegou a defesa adversária desmontada e acionou Marrony pela esquerda. Ele chutou cruzado e Nathan apareceu na segunda trave para completar.

No segundo tempo, o América diminuiu logo no começo. João Paulo arrancou pela esquerda e lançou na segunda trave, encontrando Ademir, que fez de carrinho. O Atlético até chegou a marcar o terceiro com Marrony, mas o gol foi anulado com auxílio do VAR.

Depois disso, o Atlético ainda teve mais uma chance clara de gol, mas desperdiçada. Nathan recebeu dentro da área, girou bonito e tocou para Marrony, perto da marca do pênalti e livre de marcação. Ele chutou colocada, de esquerda, mas a bola subiu muito. No fim, o Atlético esboçou uma pressão, mas não conseguiu ampliar a vantagem.

No outro jogo, realizado na manhã deste domingo, no Independência, o Tombense venceu a Caldense por 1 a 0 e agora pode perder por até um gol de diferença. O gol foi marcado por João Paulo, de falta, aos 14 minutos do primeiro tempo. O jogo de volta será na quarta-feira, às 16h, novamente no Independência.

Ficha técnica

Atlético
Rafael; Guga (Mailton), Réver, Junior Alonso, Guilherme Arana, Allan, Jair (Hyoran), Nathan, Savarino (Otero), Keno (Marquinhos) e Marrony. Técnico: Jorge Sampaoli.

América
Airton, Leandro Silva (Léo Passos), Messias, Eduardo Bauermann, Sávio (Matheusinho), Zé Ricardo (Geovane), Juninho, Alê, Ademir (Diego Ferreira), Felipe Augusto (Vitão) e João Paulo. Técnico: Lisca.