Livros

Literatura para a construção do pensamento na infância é tema de live

Vinicius Campos, que está lançando Rita e o Manual Para Ser Astronauta, comanda hoje bate-papo virtual

A literatura tem o importante papel de construir pensamentos e valores, principalmente na infância. Vinicius Campos, que está lançando o livro Rita e o Manual Para Ser Astronauta, pela Melhoramentos, aborda temas que merecem ser debatidos: diversidade, empatia, amizade e gênero.

A live "Ler, Ouvir, Viajar" terá como base os assuntos trazidos pela obra e será realizada em parceria com o Instituto Mpumalanga, ONG que contribui para a educação e o desenvolvimento de crianças e jovens por meio da arte educacional. A ideia é conversar com pais, professores e educadores sobre o uso da literatura na formação do pensamento na infância. A live será realizada na página do Facebook do Instituto Mpumalanga no dia 01/08, às 17 horas.

O bate-papo terá mediação da apresentadora da TV Cultura, Mariana Kotscho. Participam da live Tais Bento (SOS Educação), Janaina Figueiredo (do Instituto Mpumalanga), Elisama Santos (educadora parental), Lila Cruz (ilustradora e quadrinista) e com a pequena Morena Nunes (filha dos atores Michele Machado e Robson Nunes).

Link: facebook.com/institutompumalanga

@viniciuscamposoficial

@editoramelhoramentos

#LerEmCasa #RitaEmCasa #RitaAstronauta #RitaConPipoca

Sobre a obra - De Ler, Ouvir e Viajar, o Vinicius Campos entende. Rita é uma garota sonhadora, que quer desbravar o espaço e conhecer seres intergalácticos. Pelos olhos da menina, os leitores vão acompanhar uma história que fala sobre diversidade, amizade, gênero (ou a ausência dele) e como, ao fugir da realidade, é possível falar sobre a dura vida num abrigo para crianças abandonadas.

Vinicius Campos tem muito material em casa, que pode virar literatura. O autor é pai de três crianças, que foram adotadas. O mais novo queria ser astronauta. E assim começou a obra que vai divertir, ensinar e emocionar.

Na história, a personagem explica que quer ser astronauta porque a vida aqui embaixo é chata demais. Por isso, todos os dias, ela escreve seu manual que, na verdade, é quase um diário. Ela relata todos os testes e descobertas. Assim, todo mundo que quiser conhecer o espaço aprenderá os passos para tornar seu sonho realidade.

Os sonhos da Rita incluem rever sua mãe. Cada dia que passa no abrigo, as lembranças dela vão se apagando. Ao desejar uma mudança de vida, a menina sentia que o seu pedido tinha sido escutado. Ela estava mais do que pronta para uma vida nova.

O que a personagem não contava era encontrar um novo amigo. Que não era menino, nem menina. Era muito divertido e gostava de brincar das mesmas coisas que ela.

TiDx10, vindo de um planeta chamado Círculox212, queria reencontrar seus pais e Rita embarca nessa importante missão com seu novo amigo. Rita, que ansiava tanto por mudanças, aprendeu muito com a chegada do amigo extraterrestre.

Com novas ideias para o seu manual e com a ajuda do amável Tio Miguel, a menina montou um plano para salvar o TiDx10, que envolveu muitos riscos e colocou amizades à prova. Em meio a chegadas e despedidas, a personagem vive uma aventura incrível que como ela mesmo diz, "Ninguém vai acreditar, vão pensar que é fantasia de uma garota sonhadora".
 

Sobre os participantes:
 

Tais Bento / @soseducacao
Taís Bento fundou, junto com sua mãe, o @soseducacao, site de educação do portal Estadão. Juntas, são responsáveis pela coluna Escola da Revista Pais&Filhos
Autoras do livro "Socorro, meu filho não estuda!" e membros do Conselho Acadêmico da Universidade Simon Fraser, em Vancouver, Canadá.
Graduada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (USP) e pós graduada em Marketing pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Especialização em Aprendizagem Baseada no Funcionamento do Cérebro e Aprendizagem Cooperativa pela Universidade de Minnesota e pela Universidade de San Diego.
 

Janaína de Figueiredo / @janaacubalin
Doutora em Antropologia e pesquisadora associada ao Centro de Estudo de religiosidades contemporâneas e de culturas negras da USP. É mediadora e curadora do grupo de leitura Todas por Elas na Literatura do Instituto Mpumalanga. Também é escritora de livros infantis e juvenis. Seus livros publicados são: O fuxico de Janaina (Ed. Aletria), Nós de Axé (Ed. Aletria) e Meu avô é um Tata (Ed. Pallas), Boi de Conchas e oitros contos caiçaras (Ed. Sowilo) .
 

Bio Elisama Santos / @elisamasantosc
Elisama Santos é escritora, autora dos bestsellers Educação não violenta e Por que gritamos, psicanalista,educadora parental e consultora em comunicação consciente. Auxilia pais, professores e demais cuidadores na busca de um relacionamento de maior conexão e assertividade com crianças e adolescentes, por meio de palestras e workshops em todo o país. Acredita que educar é um processo de autoconhecimento, despertar da consciência e cura. Conhecida desde a infância como "a menina brava", vivencia diariamente os doces efeitos da prática da atenção e autocompaixão que dissemina com tanta entrega. Mãe de Miguel e Helena, enxerga nos filhos um convite constante a dias mais plenos e harmoniosos, e com eles aprende a aceitar e amar a vida como ela é.
 

Mariana Kotscho / @marianakotscho
Mariana Kotscho: 47, jornalista, 3 filhos (de 17(Laura), 14(Isabel) e de 13(André)).
Apresentadora do Programa Papo de Mãe na TV Cultura, no ar de segunda a sexta às 19h15.
Tem 30 anos de experiência em televisão. Formou-se em jornalismo pela PUC-SP. Há 10 anos apresenta o programa Papo de Mãe, que começou na TV Brasil e há 4 anos vai ao ar pela TV Cultura.
O Papo de Mãe tem ainda site, está em todas as redes sociais e vai ao ar também terças e quintas 11h45 na rádio Cultura.

Sobre o Autor - Vinicius Campos começou a trabalhar na televisão aos 15 anos atuando em comerciais. Formado em jornalismo, hoje em dia é apresentador do Disney Channel e desde 2008 publica livros infantojuvenis. Lançou diversos títulos, entre eles, o best-seller O Amor nos Tempos do Blog. Seu livro, Agentes Especiais e o Mistério na Fábrica de Celulares foi indicado ao Prêmio Jabuti 2016 e ficou entre os finalistas na categoria juvenil.

Sobre a Ilustradora - Lila Cruz é baiana, ilustradora e quadrinista. Adora fazer ilustrações para crianças e adolescentes e criar personagens. Também ama criar ilustrações que envolvam temas espaciais, estrelas e astronautas, então encontrou na Rita a personagem perfeita.
 

Ficha Técnica
 

Rita e o Manual Para ser Astronauta

Autor: Vinicius Campos

Ilustrador: Lila Cruz

ISBN: 978-85-06-08788-6

Sugestão de Preço de Capa: 62 reais

Disponível também nas versões digital e audiolivro.