Bahia / Nordeste

Ventos chegam a 60 km/hora da Bahia até Jericoacoara (no Ceará)

O alerta é do Centro de Hidrografia da Marinha

Previsão para Salvador
Previsão para Salvador

Ventos com velocidade de até 60 km/h (33 nós) serão registrados até a noite desta segunda-feira (27 de julho), entre os estados da Bahia, ao norte de Salvador, e do Rio Grande do Norte, ao sul de Natal; e entre os estados do Rio Grande do Norte, ao norte de Natal, e do Ceará, ao sul de Jericoacoara, até a manhã desta segunda-feira.

Os ventos associados a esse sistema meteorológico poderão ocasionar agitação marítima com ondas, em alto-mar, de direção sudeste a leste, com até 3,5 metros de altura, entre os estados da Bahia, ao norte de Salvador, e do Rio Grande do Norte, ao sul de Natal, até a tarde do dia 28 de julho, terça-feira.

Há condições favoráveis à ocorrência de ressaca com ondas de direção sudeste a leste, com até 2,5 metros de altura, na faixa litorânea entre os estados da Bahia, ao norte de Salvador, de Sergipe, de Alagoas, de Pernambuco, da Paraíba, e do Rio Grande do Norte, ao sul de Touros, até a noite desta segunda-feira.

Chuva

Os ventos que sopram do mar ainda levam umidade para a costa leste do Nordeste nos próximos dias. A tendência é de uma semana com tempo instável e com chuva em todas as capitais de Salvador até Natal, segundo previsões da Climatempo.

A segunda-feira segue com bastante umidade nas áreas do leste nordestino, portanto, chove em todas as áreas. O sol aparece forte e a chuva é mais passageira entre Natal, João Pessoa e Recife.

Já entre o litoral da Bahia, o estado de Sergipe e Alagoas, a tendência é de uma segunda com mais nebulosidade, e com chuva em vários momentos.

Os estados Piauí e Ceará vão seguir a semana toda sem chuva. O sol brilha forte, faz calor e a umidade relativa do ar entra em declínio nas horas mais quentes da tarde.

A maior parte do Maranhão também segue nesta situação de ar seco e quente, só no norte do estado, onde está a capital, que há chance de um pouco de chuva nos próximos dias.

No Sul do País

Uma nova frente fria vai avançar pela região entre esta segunda-feira e a terça-feira e volta a chover nos próximos dias, dea cordo com a Climatempo.

O estado gaúcho terá uma segunda-feira com muitas nuvens e vários períodos de chuva. Em algumas localidades, a chuva pode vir com moderada intensidade, e há condições para rajadas de vento de até 50 km/h.

No estado de Santa Catarina e no sul e oeste do Paraná, a chuva chega a partir da tarde e de forma mais isolada. 

No leste do Paraná, onde está o litoral e a capital, o sol aparece, mas ainda com bastante nebulosidade. Mesmo assim, não há expectativa de chuva.

A semana toda será marcada por temperaturas mais baixas e volta a gear ao amanhecer entre quarta e quinta-feira em áreas do sul gaúcho.