Moda

Como se manter elegante trabalhando em casa

Menos pode ser mais

Foto: Divulgação
Diego Rodrigues e Philip Olliver

Mesmo com reabertura gradual do comércio no país, e com muitas empresas retomando suas atividades, o home office foi tendência para suprir as necessidades de segurança sanitária e se manter trabalhando durante a pandemia do novo coronavírus. E é aí que muitas dúvidas se levantam: “Como se arrumar para trabalhar em casa?”

Para o produtor de Moda carioca Diego Rodrigues, o importante é o bom senso e a personalidade na hora de se vestir para trabalhar em casa. “Sem exageros. Menos pode ser mais. Trabalhando em casa, é como se a empresa fosse sua sala, logo, você não pode ir ao trabalho de qualquer jeito, certo?” 

Dicas

1 - Evite roupa de listras (horizontal ou vertical) ou quadriculada. No caso de uma reunião digital, por meio de videoconferência, esse look pode gerar vertigem e desfocar a atenção do objetivo real. Deixe para usá-las em seu lazer. 

2 - Use calça - evite legging. Lembre que você está “indo” ao trabalho. Tudo vem que é sua sala, mas, é importante não esquecer que ela agora integra a empresa que você trabalha. Então, mantenha a postura mesmo que, eventualmente, os membros inferiores não apareçam. 

3 - Óculos escuros, nem pensar. Você não está a caminho do trabalho, não vai à praia e nem enfrentará sol forte. 

4 - Coloque um calçado que facilite sua mobilidade, de maneira que, se precisar levantar, faça com habilidade sem que precise evidenciar que pode está de sandália de dedo, por exemplo. Melhor aliar conforto e sociabilidade. 

Escola de moda

Diego Rodrigues está criando em Salvador a ODM - Oficina de Moda, com uma metodologia voltada para o ensino de crianças e adolescentes que aspiram o mundo da moda. 

Nascida em 2018 - quando ainda era um projeto - a ODM já revelou, por exemplo, o modelo internacional Victor Olliver, que hoje vive em Londres. Além de ator que faz parte do casting da Globo e atuou em Malhação (2019). Atualmente funciona em parceria com a Ciarte - Escola para atores - , que é comandada pelo ator Philip Olliver, 21. Juntas, as empresas aprimoram seus alunos em quesitos como expressão facial e corporal; etiqueta; nutrição; passarela e fotografia. 

Para Diego, o método aplicado pelas agências de moda é ultrapassado e lesa o cliente: "Já presenciei relatos de mães que tiveram uma má experiência ao ter que pagar caro em books fotográficos e não ter retorno. O que a ODM propõe é totalmente contrário disso, acreditamos que para tornar o sonho das crianças em trabalharem no mundo da moda em realidade é preciso o desenvolvimento de várias técnicas e habilidades", disse. 

Já para Philip, os conceitos de moda e teatro andam de mãos dadas e são necessários para o desenvolvimento infantil: "A ideia da Ciarte é justamente proporcionar a criança a experiência de vivenciar os palcos, gravar um monólogo, um clip e desenvolver novas facetas".

A estrutura física da ODM , que fica no Dique do Tororó, consiste em um prédio de três andares que conta com uma sala de passarela, estúdio fotográfico, teatro (Ciarte) e cozinha adaptada.

A escola tem como diferencial, além da estrutura, a capacitação ampliada, o que garante aos tutores dos alunos o acesso às informações total dos módulos que são aplicados aos teens durante o curso.