Livros

Lançamento da Moderna traz entrevista com personagens do imaginário infantil

Em Entrevistas - Contos de fadas, Carolina Moreyra e Odilon Moraes mostram o que cada conto não revelou

Sempre fomos acostumados à figura de um narrador onisciente nos contando desventuras dos personage

ns nos contos de fadas. Conforme o tempo passou, porém, apareceram versões diferentes para os episódios da vida de cada um. Mas e se, pelo menos uma vez, esses personagens tivessem a chance de falar sobre eles mesmos e esclarecer alguns equívocos passados de geração em geração?

É isso que a autora Carolina Moreyra e o autor e ilustrador Odilon Moraes trazem no lançamento Entrevistas - Contos de fadas, publicados pela Moderna.

Na nova obra, figuras conhecidas como Rapunzel, os três porquinhos, o lobo mau, vovozinha, a bruxa, o gato de botas, o príncipe da Branca de Neve, entre outros, respondem a perguntas sobre o que realmente ocorreu em cada história.

Rapunzel, por exemplo, explica a origem curiosa de seu nome e dá dicas de cuidados capilares. O príncipe se defende e diz que nunca beijaria a Branca de Neve sem consentimento, dando outra versão para o despertar de sua amada.

Os porquinhos esclarecem se tinham ou não medo do lobo, que, por sua vez, parece não estar nada arrependido do que fez. Já bruxa do conto de João e Maria dá detalhes sobre seus gostos culinários.

Alguns são mais simpáticos, caso da vovozinha, mas outros esbanjam mau humor de indignação, como o pequeno urso da história de Cachinhos Dourados. Afinal, a história era para ser sobre ele, e não sobre aquela mini vilã loira.

São 12 entrevistas, contando os diferentes olhares de cada narrativa. Entre piadas e desentendimentos, cada um dos convidados defende seu ponto, convidando o leitor a rever seus conceitos e a questionar se tudo aquilo ouvido anteriormente era mesmo verdade.

Claro, uma outra conclusão possível é a de que todos os entrevistados também são grandes mentirosos. Mas isso fica a julgamento de quem ler.

Sobre os autores

Odilon Moraes nasceu em 1966, em São Paulo. Formou-se em Arquitetura, mas sua paixão por livros e desenhos o levou a trabalhar com ilustração de livros infantis. Já ilustrou mais de 50 livros, dos quais muitos também é o autor, e recebeu importantes prêmios como o Jabuti, o Adolfo Aizen (União Brasileira de Escritores) e o Prêmio Ofélia Fontes - O Melhor Livro para crianças (FNLIJ).

Carolina Moreyra formou-se na London Film School, na Inglaterra. É autora de diversos títulos em parceria com Odilon Moraes. Já recebeu diversos prêmios, como o Prêmio FNLIJ, o selo White Ravens, o Jabuti e os 30 melhores livros da Revista Crescer e mais uma vez o selo White Ravens.
 

Ficha técnica
Título: Entrevistas
Autor: Carolina Moreyra e Odilon Moraes
Ilustração: Odylon Moraes
Páginas: 88
Preço sugerido: R$ 50
Indicado para a partir de 10 anos