Carnaval / Cidade

João Doria diz que carnaval de São Paulo é maior que o de Salvador

O governador afirmou que foi de Salvador a inspiração para fazer o Carnaval de rua na capital paulista.

Foto: Romildo de Jesus
João Doria: na folia em Salvador

No seu 18º ano como folião, sendo quatro como gestor público, o governador de São Paulo, João Doria, fez nesta terça-feira (25 de fevereiro) uma avaliação do Carnaval de Salvador. Para ele, que esteve no Campo Grande, "a festa na capital baiana é bem organizada e fundamental para a economia da cidade". Mas, destacou, São Paulo faz hoje "o maior carnaval do Brasil".

O governador afirmou ainda ter sido de Salvador a inspiração para fazer o Carnaval de rua na capital paulista. "Essa inspiração baiana, artistas da Bahia que vão a São Paulo, no pré e no pós Carnaval, e também durante, colocou 15 milhões de brasileiros nas ruas em São Paulo. Fora o desfile no sambódromo e que hoje tem o mesmo nível de qualidade do bom Carnaval do Rio de Janeiro”, frisou.

Segundo o IBGE-Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, São Paulo possui 12 milhões de habitantes.

De acordo com Doria, a cidade de São Paulo conta com 26 circuitos de Carnaval, sendo os mais importantes os do Ibirapuera e Faria Lima, seguindo o modelo soteropolitano. O governador paulista disse que manteve a mesma estruturação usada em Salvador. 

“Eu disse isso a prefeito ACM Neto em 2017: nós vamos fazer a Bahia em São Paulo, até porque é o maior estado baiano fora da Bahia. São quase dois milhões de baianos só na capital, sem contar os descendentes. Se somar os descendentes, este número é ainda maior, quase seis milhões".

Pelos números apresentados pelo governador, metade dos moradores da capital paulista nasceu no Nordeste ou descende de nordestinos.

O Censo de 2010, do IBGE, mostrava que era de 3,1 milhões o número de nordestinos na RMSP-Região Metropolitana de São Paulo, formada por 39 municípios, divididos em 5 sub-regiões (queda de 500 mil em relação ao Censo de 2000).

A RMSP tem 21 milhões de habitantes.